terça-feira, 3 de junho de 2008

O outro buraco da via amarela

Esta é a outra extremidade da linha amarela. Sim a outra ponta é a daquela cratera que engoliu umas ruas, casas, pessoas caminhões etc. Às vezes antes de dormir fico pensando se a profundidade dessa aqui poderia engolir meu quarto... Entretanto, segundo o site do metrô está tudo beleza e ficará assim:
Assim como? Isso aí é só um croqui, né? Fui até lá saber, mas fui tratado da mesma maneira que trataram aquela velhinha que teve a casa engolida pela cratera de lá. Fiquei aqui com meus botões pensando se não existe alguma lei que obriga o estado a esclarecer como serão as obras públicas feitas com o dinheiro dos nossos impostos. Vou investigar. O fato é que circulam muitos boatos. Há quem diga que será uma praça cheinha de arvores, flores ar puro e extensos canteiros gramados. (que beleza, heim ?) Há quem afirme que será um boulevard que com suas lojas vai trazer de volta o glamour do ciclo do Café quando a região da luz era o que hoje seria assim, uma Oscar Freire ou quem sabe uma Berrini . Os otimistas que acreditam no Boulervard garantem que essa é a verdadeira razão do segredo sobre oque será. E falam baixinho; oh, psiuuuu... "O governo não divulga que é pra evitar a especu- lação imobiliária sabe, mas até a Daslú vai abrir uma filial no tal boulevard. Para os pessimistas o boato forte é de que será um terminal de ônibus e nesse caso é melhor a fazer é vender os imóveis rápido e desaparecer enquanto é tempo. Existem ainda os escatológicos que dizem que esse local na verdade, será um imenso cimentado para abrigar um camelódromo durante a semana e feiras livre e brechós variados nos sábado e domingos ou quem sabe algo assim na linha da feira do acarí.
E tem os sonhadores, amantes do bom senso e da arquitetura que torcem para ser alguma coisa que harmonize com a estação da luz e seu entorno como a Pinacoteca, a sala São Paulo, o Jardim da luz. Afff !
Tudo leva a crêr que os projetistas da obra - que provavelmente moram nos Jardins e não entendem nada disso aqui- pensam que o melhor mesmo é transformar essa área em um segundo parque Dom Pedro. Aliás o site da prefeitura diz (genericamente) que será um parque mesmo.
A péssima recepção que tive ao tentar obter alguma informação no local da obra, me diz isso e remete àquela "cena" da senhorinha, que teve a casa tragada lá na outra ponta, relatando seu diálogo como um dos responsáveis pela obra.
Agora é rezar para que o governo consulte alguem como o mestre Paulo Mendes da Rocha. Esse sim entende do riscado. Para saber o que o premiado arquiteto pensa sobre essas coisas clique aqui
Enfim, tornou-se necessário buscar por todos os meios saber o que de fato, será feito nesse amplo espaço pois isso afetará diretamente os moradores da região.

Nenhum comentário: