terça-feira, 18 de novembro de 2008

Inquisição à Brasileira

Em pleno século 21 a inquisição está a toda no Brasil. Inacreditável matéria do Estadão de hoje, relata como a situação das mulheres ainda é precária neste triste país católico. Atualmente no estado de Mato Grosso do Sul, pelo menos 1.500 mulheres estão indiciadas por "crime de aborto." e 26 já foram condenadas e estão cumprindo pena.
O juiz do caso, uma versão tupiniquim atual do célebre Torquemada, não se contentou com isso: expôs em público as fichas médicas de quase 10 mil mulheres, e procedeu à inquisição de cônjuges e namorados das "criminosas". Também estão sendo processadas médicas, psicólogas, enfermeiras... Só falta acender a fogueira. Isso tudo acontece quando o mundo civilizado já descriminalizou o aborto e até o Uruguai tido como provinciano e catolicíssimo, acaba de votar pela descriminalização.
Irônica é a eficiência do estado com essas "criminosas" enquanto nem 5% dos homicídios praticados são apurados e milhares de pobres diabos que já cumpriram pena, continuam encarcerados aguardando a eficiência da justiça. Isso sem falar do caso do banqueiro que está causando a crise das instituições policiais, jurídicas e políticas do país.
Amigos me dizem que as pessoas querem ler coisas leves de divertidas e o blog muito raramente proporciona essa leveza. Mas, como se pode começar bem o dia com uma notícia assim ?

4 comentários:

Judith disse...

Ricardo, life is short. Eat the dessert first! rsrsrsrs

Judith disse...

Ri, meu primeiro comentário foi só uma tentativa de fazer vc dar nem que fosse uma risadinha. Sim, difícil pensar em leveza no mundo cão que vivemos. Existem algumas realidades da vida brasileira que são aviltantes. Mas acho que o segredo é temperar as coisas. Não podemos nos ater a estas sem esquecer aquelas. Nem a alienação nem a desesperança ou o cinismo. Dá pra equilibrar? Eu gosto da tua seleção de notícias. Gosto do teu olhar sobre o que se passa no mundo. Só busque equilibrar as coisas. Bjão!

Indra disse...

Que mundo é esse meu Deus? Agora à pouco estava no super e ouvi uma conversa entre uma garota de uns 25 anos com o namorado por celular. Ela dizia, "mas eu não vou ficar com ninguém. Só vou com as minhas amigas. Bom se vc quiser a gente vai junto". E fiquei me perguntando, será que essa não é uma AUTO INQUISIÇÃO? Queria pegar o telefone e mandar o cara para a PQP, mas fiquei quieta.

Fuck Off disse...

This is what Sarah Palin and her followers want to see happen in the US. American anti-abortion activists have been trying for years to gain access to medical records: http://query.nytimes.com/gst/fullpage.html?res=9C0DE6DF103AF931A25751C0A9629C8B63

This is why, and I'm not kidding, when I would go for certain tests, procedures or office visits in the US, I always gave a fake name and paid in cash.

Thanks for sending me the link to this. I get much of my "alternative" news about what's going on in Brazil from you.