segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Hotel Cambridge, o santo daime a cor do céu e as mulheres com mais de trinta.

Sábado numa festa no hotel Cambridge encontrei amigos que não via há muito. Após périplos pelo labirinto de salas, sofás, mezaninos, palcos com seus Dj’s e agrupamentos diversos em variados estados oníricos e, já embriagado de uma infinidade de lindas mulheres com mais de trinta, parei em uma mesa para descansar e eis que se aproximou uma guria simpática dessas que já chegam conversando como se já te conhecesse há uns 20 anos, (qualidade que admiro) e após alguns minutos, disse que eu era o típico sujeito que deveria ir numa reunião do Santo do Daime tomar o chá da Ayahuasca porque tinha tudo a ver bla,bla,bla... Eu disse que de fato gostaria muito mas não tenho saco para a parte xamânica religioso-mística dessas reuniões e brinquei dizendo que estava aguardando o lançamento do chá nessas embalagens “to go” (para viagem). Então ela entre risos, me disse que participava de um grupo onde ao invés das cantorias para nossa senhora e assemelhados, enfatizavam a busca do conhecimento, etc, durante as reuniões cuja finalidade lúdico-espiritual pelo que entendi, seria alargar as fronteiras da percepção e conhecimento acerca de tudo que existe. Entusiasmado, com a alternativa perguntei aleatório e jocoso se sabia por que o céu era azul e veio longa explicação algo esotérica com pitadas de pseudociência naquela linha que mistura astrologia, zen-budismo, Paulo coelho e rudimentos (e bota rudimentos nisso) de física. Hoje lembrando o episódio fui buscar nas minhas anotações a resposta que eu fiquei com preguiça de tentar lembrar naquela hora extra-etílica sensual como há tempos não vivenciava.
É improvável que ela vá ler isto aqui, porém, talvez interesse a outrem; Segundo as anotações o céu é Azul por causa de, um “fenômeno físico que ocorre na atmosfera, denominado de espalhamento de Rayleigh. Como se sabe, a radiação solar que aquece a Terra é uma luz extremamente brilhosa e branca, porém composta por várias outras tonalidades de cor, cada qual com um comprimento de onda específico. O que ocorre é que quando a luz penetra na atmosfera ela atinge os átomos de nitrogênio e oxigênio, bem como as outras partículas que compõem o ar, dando origem ao fenômeno do espalhamento. A luz é uma onda que possui vários comprimentos e no espalhamento, quando a luz solar é espalhada em várias direções e com várias tonalidades de cor, cada uma com um comprimento de onda específico, a onda que possui o comprimento da cor azul é bem mais definida e eficiente do que as outras. Por esse motivo é que vemos o Sol como um disco brilhante e o restante do céu todo azul, justamente devido ao efeito que a luz provoca sobre os átomos que compõem o ar, a qual faz com que a luz seja espalhada em vários comprimentos de onda, dos quais somente percebemos a cor azul.” (Esta e outras curiosidades constam no magnífico livro “A dança do universo”)

2 comentários:

Unknown disse...

Ricardo, esse foi o artigo mais interessante que li no teu blog. ADOREI!!! Mas me fala mais desse cha...

Beijoks, Mari.

Luiz disse...

Amigo Ricardo,

Muito me admira eu estar na vanguarda no que tange à essa bebida feita a base de cipós da floresta amazônica. Retifico aquele ditado que preconiza que devemos, durante nossa vida, "plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro", completando com "beber ayahuasca"
A despeito de todos os alcalóides que experimentei em 42 anos, nenhum chegou perto deste.

Vai fundo.

Luiz