terça-feira, 4 de novembro de 2008

São Paulo é a quarta cidade mais cortês do mundo


São Paulo conquistou o quarto lugar na lista das cidades com maior nível de cortesia do mundo, segundo pesquisa realizada pela revista Reader's Digest. Para mim não foi nenhuma surpresa porque São Paulo é realmente uma cidade hospitaleira e cortês, por vocação cosmopolitana a despeito dos clichês de cidade fria, metida... e outras bobagens. Na edição anterior do trabalho, a cidade ficou em quinto lugar. O teste foi realizado em 35 cidades pelo mundo por repórteres que não se identificavam. Os mesmos três testes foram realizados em todos os locais: entrar atrás de alguém em um edifício (para saber se a pessoa da frente seguraria a porta); fazer uma compra de pequeno valor (e descobrir se o vendedor agradeceria) e deixar uma série de papéis caírem em algum ponto movimentado (na esperança de que alguém ajudasse a recolhê-los). Cada um desses testes foi feito 20 vezes para que se chegasse ao resultado.
São Paulo ficou atrás apenas de Nova York (Estados Unidos), Zurique (Suíça) e Toronto (Canadá). Em último lugar ficou Mumbai, na Índia, seguida de vários destinos da Ásia. Oito das nove cidades testadas do Oriente se classificaram nos últimos 11 lugares.

4 comentários:

Indra disse...

Definitivamente, a cidade mais cortês do mundo para uns. Todos esses dias tenho cedido meu lugar nos ônibus para senhoras maiores, por falta de um "cavalheiro" que tenha a cortesia de ceder aos velhos o DIREITO DE SENTAR EM LUGARES RESERVADOS! Depende de todos nós educar os filhos a RESPEITAR o próximo, respeitar os velhos, amar os animais...etc. etc. etc.

Indra disse...

esqueci de falar: talvez esta pesquisa foi feita nos jardins ou na vila madalena! hahahaha

Ricardo Reis disse...

Ora,ora,...rs,rs,rs Você está ácida hoje heim? Massss, Talvez você tenha uma certa razão porque tenho encontrado muitos transeuntes que pensam que a cidade, é só aquele quadrilátero demarcado mais ou menos pela paulista, 23 de maio Av Brasil e Rebouças kkkk !

Indra disse...

Uê? E não é? hahahahahha