sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Artistas exigem a liberaração de Carolina da Mota presa há 40 dias

Caroline Piveta da Mota, 23, entrou no prédio da Bienal de São Paulo, pintou com spray uma parede e está presa há 40 dias. Levada ao 36º Distrito Policial, na rua Tutóia, três dias depois foi aprisionada na Penitenciária Feminina Sant´Ana, no Carandiru. Um absurdo completo, Sem entrar no mérito de tentar definir o que é arte, atirar uma garota numa das masmorras estaduais por uma manifestação tão controversa é um exagero. A Manifestação da jovem é controversa porque dentre outros motivos, muitos artistas entendem e respeitam sua expressão na convidativa parede vazia da bienal. Deve haver uma maneira mais razoável e criativa de lidar com esse fato, não?! Inevitável todos se perguntarem como criminosos do colarinho branco conseguem habeas corpus em menos de 24 horas e essa garota continua mofando na cadeia? Onde está a justiça? Porque ela não pode responder em liberdade? E se ela for inocentada quem a indenizará pelos quase dois meses de encarceramento???!
Para o artista José Roberto Aguilar, "Isso é uma hipocrisia absurda. Quem devia ser preso são os organizadores. O andar vazio era um convite à manifestação, à contravenção. O mínimo que a Bienal pode fazer é colocar seu advogado para liberar a moça." Para entender os detalhes desse desatino clique aqui e aqui.

5 comentários:

Anônimo disse...

Libertar quem destroi patromonio publico ???? isso é uma piada, ela devia ficar na jaulinha até apodrecer, para aprender que a nossa bienal é muito mais importante que o ibope dela ! Esse negocio de pixador se dizer manifestante é uma piada, não é nada mais que um disfarçe pra essa cambada de lixo que não tem o que fazer da vida, e só se preocupa com o ibope entre os maloqueiros !

AC disse...

Ricardo, me explica uma coisa, vc q é de SP: "prédio da Bienal de São Paulo" é o cacete! Um prédio público do parque do Ibirapuera ocupado pela Bienal, certo? Então já começa por aí.. Estou escrevendo um texto sobre o assunto, puto com a história q só descobri agora - veja só! - tão enfrunhado estava nas minhas coisas... Mas enfim, meu e-mail é ahc@cafeimpresso.com.br
Agora, "nossa bienal" é o cacete tb! Quase tudo ali - como em boa parte das galerias de arte do brasil e lá fora é lixo - e lixo caro! Essa é outra discussão, correlata - visto que a suposta qualidade daquela merda é usada com o argumento contra a moça presa.

Anônimo disse...

Parece justo que Carolina possa ao menos responder em liberdade. Não é possivel que cumpra pena antes do julgamento. O estado de direito no Brasil só vale para os endinheirados. Se for pobre fica na jaula, mesmo que seja pelo furto de um pote de manteiga ou somente por se expressar numa parede branca rotulada de "arte." Não seria o caso de procurar o advogado Nelio Machado? Afinal ele conseguiu um habeas corpus para o banqueiro Daniel Dantas em menos de 24 horas. E a malfeitoria dele nem se compara com a desta garota.

Ricardo Reis disse...

Resposta ao AC.
Pois é, as questões que vieram à tona vão desde a bizarra pretensão de se definir o que é arte estabelecendo fronteiras, até o desproporcional castigo. Afinal uma lata de tinta e um rolo consertam o “estrago.” Há ainda o fato de que muitos visitantes declararam que o melhor da Bienal deste ano foram as pichações na tal sala vazia (risos!). Na seqüência vários artistas compreenderam essa intervenção, como uma manifestação artística genuína na medida que ela seria um contraponto ao que você chama de lixo, ou seja, a arte domesticada, rotulada e pronta para o consumo. Eu não sou do ramo e o que realmente me choca, é o despautério de manter uma pessoa na cadeia sem julgamento somente porque ela é pobre e não tem um bom advogado. Ninguém que tenha algum dinheiro fica preso antes do julgamento a não ser homicidas presos em fragrante ou que represente ameaça. Este é o ponto. Parece-me urgente que as todas as pessoas entendam o SIGNIFICADO do estado de direito e que ele é VÁLIDO PARA TODOS independente da posição social.

Anônimo disse...

Essa moça tem problemas sérios.
Mas pixar é contra a Lei.
Sendo assim ela é criminosa.
Está tendo o que pediu. Tá aprecendo na mídia, de repente arruma até casamento.