domingo, 11 de abril de 2010

EU ☂ SP

Anteontem, tive ímpetos de esganar um jeca de uma cidade fronteiriça com a Bolívia que estava numa mesa ao lado, quando ele querendo bancar o engraçadinho berrou: “Em São Paulo basta chover para as pessoas se sentirem européias”, referindo-se ironicamente a avalanche de belíssimas mulheres metidas em sobretudos elegantes que cruzavam a Av. dos Imarés as 18:00 horas debaixo do frio e garoa que me alegravam o coração já aquecido pela segunda dose de macieira. Não retruquei como gostaria, não só pelo tamanho do vaqueiro executivo, mas por entender o despeito mal disfarçado dele, por não poder desfrutar das diferentes estações do ano, lá onde chamam de inverno, a chuva, mesmo que as temperaturas continuem siderúrgicas.
Alguma coisa acontece no meu coração quando estou nessas esquinas contemplativo... e me lembrei do Andy Warhol que dizia quando morava no interior da Pensilvânia, que tinha a desconfortável sensação de que estava perdendo alguma coisa, que a vida de fato estava acontecendo lá em New York e ele não estava participando... É o mesmo tipo de sentimento que me tortura quando estou ausente da cidade.
Viver em São Paulo, estar partícipe e imerso é não padecer da desconfortável sensação tão bem descrita por Warhol que áliás, está em exposição imperdível na Estação Pinacoteca a duas quadras daqui.
Daí que lá pelo terceiro macieira, tive um estalo e comecei a lembrar das diferentes São Paulo que conheci morando em lugares distintos desde que adotei a cidade: Arujá, Vila mariana, Ferraz, Guarulhos, São Miguel, Centro(copan), Vila Diva, Tatuapé, Santana, Bela Vista, Vila mariana, Centro(martinho prado), Paraíso, Centro (Copan novamente), Higienópolis, Pinheiros, Imirim, Aclimação, Santa Efigênia, Aclimação de novo e Luz.
Agora a pouco me chegou pelo twitter uma dica de um site muito bacana sobre essa louca cidade que informa:

Curiosidades da Metrópole

.A cidade de São Paulo tem um território de 1.522 km2
.População na cidade é 11.037.593 milhões
.Considerado o entorno, São Paulo totaliza 19.223.897 habitantes sendo o 2º maior aglomerado populacional do mundo, atrás de Tóquio.
.A taxa de alfabetização está em 95,4% da população.
.O PIB da cidade de São Paulo em 2007 foi de quase R$ 320 bilhões
.O PIB da cidade de São Paulo corresponde a 15% do PIB da América do Sul
.Restaurantes? São mais de 12.500 na cidade!
.A cidade conta hoje com 50 shoppings centers
.As pizzarias da cidade são 6.000 e produzem mais de 1.000.000,00 de pizzas por dia ou 720 por minuto
.O bairro do Bom Retiro fatura anualmente cerca de R$ 10.000.000.000,00
.A temperatura média em São Paulo fica entre 15,8ºC (inverno) e 22,4º (verão)
.A Serra da Cantareira (ZN), é considerada a maior Floresta Urbana Natural do Mundo
.São Paulo é a maior cidade libanesa fora do Líbano
.São Paulo é 3ª maior cidade italiana do mundo
.É considerada a melhor Pizza do Mundo a Pizza feita na cidade de São Paulo
.O nome do bairro Freguesia do Ó tem como origem uma reza chamada Antífonas de Véspera sempre iniciadas por "Oh"
... (continua no site: São Paulo Metrópole)

3 comentários:

Indra disse...

Engraçado como as pessoas falam que cidade grande é deshumana. Eu discordo. Para viver em Sao Paulo tem que ter sensibilidade para ver, cheirar, conhecer, mergulhar nessa selva de oportunidades, cultura, gente linda, pobreza, arte. Tem muitos que não sabem se deixar levar por essa sensação, não tem sensibilidade de ver a beleza da chuva...mas é isso ai...tem de tudo e mais!

Ari disse...

eu também me sinto assim em SP
ontem, enquanto cruzava a cidade, pensava na sensação de estar a participar de algo
é como a construção de um milagre, que é tudo, menos fortuito, muita gente tem de estar atuando, e desde a muito, para que algo possa acontecer na história, no momento em que se precisa.
é como me sinto em SP: participando dum milagre que afetará a vida de alguém, em algum lugar.

Paola Cabral disse...

Acho que todos nós que moramos em cidades centrais onde a vida "acontece" e depois irradia para a periferia (sem sentido pejorativo) compartilhamos desse sntimento de estarmos no olho do furacão.
Muito bom post. Gostei do blog! pela variação dos temas.