quinta-feira, 1 de maio de 2008

...O quibebe !

Cheguei estropiado mas inteiro. Depois de uma viagem infernal porque nessas épocas chuvosas as estradas só existem no estado de São Paulo.

Então quando cheguei na casa de meus pais, não tinha ninguém em casa pois, o povo estava viajando mas encontrei a escrava (empregada doméstica) no batente. Fui direto para pra cama e quando acordei a escrava me disse: "Seu Ricardo o almoço está pronto. Fiz o que tinha aí então o senhor vai descurpando... se não estiver do agrado..." massss, quando cheguei na mesa tinha uma panela de aluminio batido cheinha de arroz soltinho feito na banha e alho. Na outra panela estava um quibebe fumegante (Oh, meu Deus !). Destampei a outra era feijão roxinho com carne de sol e acompanhando, salada de cenoura crua e banana da terra frita. Ah, e uma jarra gigante de suco de acerola daquí do quintal... Oh ! Ela nem sabia que quibebe é um dos meus pratos favoritos... Olha vou dizer, essa "escrava atual" cozinha demaisssssss. Comí 4 vezes... Haja Sibutramina !? he,he,he ! !

Não sei se alguem conhece quibebe. Bom aquí (em Goiás), como prato típico o quibebe é muito conhecido e muito apreciado. RELEMBRANDO ou esclarecendo: Ele é feito com todo tipo de carne: linguiça, lombo de porco, costelinha de porco, costela de vaca, carne de vaca tipo acém,músculo, carne de sol ou outra da sua preferência mas,todas na mesma receita. Não pode faltar, é claro, é a mandioca que é a base mas, tem que ser fresca. Você, descasca e corta em pedaços médios não muito grandes ou tão pequenos e faz assim:(numa panela de pressão gigante de preferência)Primeiro vc corta as carnes escolhidas em pedaços médios, tempera a gosto e frita-se em mais ou menos duas xícaras de óleo (depois vc retira o excesso), quando estiver frita, acrescenta uma cebola e um tomate grandes bem picadinhos, ah, antes vc põe uma colherinha de açafrão pra fritar no que restou do óleo, junto com a carne, assim fica mais saboroso e o sabor do açafrão não fica tão acentuado. (lembre-se, sem açafrão, não tem quibebe)Bem, voltando à cebola, refoga-se junto com a carne e o açafrão e junta então a mandioca picadinha em pedaços médios, deixa uns 5 minutos ali só pra pegar uma côrzinha, põe 2 cubos de caldo de carne ou de galinha, pimenta do reino, pimenta de cheiro, pimenta bode ou malagueta,alho,azeite... Mexe tudo muito bem e cobre com água fria. (Tem quem coloque uma colher de extrato de tomate,mas eu não aprovo pois interfere na côr e fica parecendo " vaca atolada." ) Bom daí, pôe uma pitada de açúcar pra evitar acidez e facilitar a digestão e tampa-se a panela de pressão e deixa cozinhar por uns 20 minutos, tendo o cuidado de ficar sentindo o cheirinho, por que de repente a mandioca pode precisar de mais água, pois cada uma é de um jeito. Mas tudo bem! Vc vai saber se está bom quando a mandioca estiver bem macia quase desmanchando e o caldo estiver bem grosso e cremoso, pois pode acrescentar mais água se for preciso. Terminado de cozinhar, acrescente bastante cebolinha,salsa ou coentro, cebola bem picadinha, mas só depois de desligado, tá!?, fica mais saboroso.
...e foi assim que provei a inutilidade da sibutramina.

4 comentários:

Indra disse...

Obaaaaaa. O primeiro comentário! E o quibebe, hein? Vai sair quando? Vamos fazer o lançamento do blog com um quibebe?

Unknown disse...

Parabéns pelo Blog.Gostei do conteúdo, principalmente do Quibebe. Acabei não resistindo e ousei comandar a cozinha no sábado seguindo sua orientação/receita. Delícia de resultado! Mesmo que tenha eu me empolgado adicionando generosas porções de 3 tipos pimenta o resultado foi um sucesso. Aguardo a próxima sugestão. Abraço.

Ricardo Reis disse...

Valeu Deib. Fico especialmente feliz que tenha matado a saudade do Quibebe também.
Abs.

Gessé A. Rios disse...

Oi Ricardo!
Conheci seu blog através da Kenia, sua irmã. Está ótimo! Bom conteúdo e bem organizado. Gostei do artigo sobre o quibebe, prato gostoso desse Goiás maravilhoso.
Gde abs,
Gessé