quarta-feira, 4 de junho de 2008

O que irrita

Depois de muita irritação, resolvi assumir minha porção ranzinza e listar um monte de coisas e situações irritantes. Bom, daí amigos acharam legal e começaram a enviar contribuições que espero continuem a chegar para irem continuamente sendo incorporadas à lista de: Tipos, coisas e situações irritantes. Até agora temos:

Exibicionistas ruidosos
Criaturas que ficam no restaurante berrando no celular e/ou teclando seus "Palms" enquanto comem. Agh! Difícil se segurar quando tem um desses imbecís por perto. Como pode um vivente gostar tanto de falar na caixinha maldita? Será que não podem nem comer com a porra dos seus "gadgets" - como se referem aos brinquedinhos-, desligados ?

Seres " Off-line"
Estão por todo o globo. Constituem uma verdadeira praga da vida moderna. Acham que o último lançamento no ramo das comunicações foi o telefone (inventado em 1876 por Graham Bell). Não importa em que hemisfério estejam, não conseguem enviar nem receber e-mails. Só falam com você ao telefone. Principalmente, se você ligar, claro. Se não telefonar, é porque “não lembra mais dos velhos amigos". Conheço pessoas que, mesmo do outro lado do Atlântico, se recusam, sob os mais bizarros argumentos, a se comunicar pela internet. Inclusive, por meios que simulam um telefone, como o Skype (gratuito). Mas não é só lá longe não. As criaturas “off-line” estão por todo lado. Muitas possuem computador e banda larga mas, como nunca se conectam, estão sempre telefonando para confirmar o endereço da festa (que está em negrito no email) ou solicitar alguma informação que você, gentilmente, extrairá da internet para elas.
Os mais irritantes são aqueles que telefonam para reclamar que você não convidou para uma festa ou qualquer outra coisa, ou lêem o e-mail convite 45 dias depois que a festa rolou. Já ouvi estórias de alguém que tinha alguns convites para o Cirque du Soleil e passou um e-mail para os amigos, que só leram uma semana depois e ainda ficaram chateados porque ninguém telefonou rs, rs, rs... Seres "off line" têm em comum o fato de gastarem energia inventando desculpas esfarrapadas para não resolver a tecnofobia e/ou a velha preguiça ou, então, sobrecarregam os filhos (jovens).
Uma subcategoria desse grupo são os On-line meia boca que também irritam bastante. Gente que só usa o computador para brincar no Orkut e no msn e, como o equipamento fica infestado de vírus, nunca conseguem utilizar a màquina para coisas úteis.

Novos Guerreiros
Dizem que o trânsito é uma guerra, mas eu acho que o trânsito de São Paulo é pior... ! Cretinos sobre rodas irritam o tempo todo quando bloqueiam cruzamentos, andam no meio de duas pistas empatando as duas, usam todas as faixas ziguezagueando na pista, mudam de faixa sem sinalizar, ignoram a sinalização e trafegam na pista da esquerda a 30 km por hora. Todavia, ninguém irrita mais do que os que param em fila dupla e os que não te deixam mudar de faixa ou virar. Esse é um dos raros casos em que sou a favor da pena de morte.

Neo-intelectuais

Criaturas que leem livros como: "O Segredo" e não faz disso um segredo.
Aqueles que, além de ler e revelar, ainda oferece aos outros.
Gente que lê e ainda por cima, vê o filme.
...mas os tipos mais irritantes são aqueles que, não contentes em ler, revelar, emprestar e assistir ao famigerado filme, ainda querem te doutrinar e vem com aquela conversa de que é tudo "ciênça" afff !

Inimigos das Letras
Gente que não lê ou escreve por preguiça. São tipos que entram no metrô sem esperar os outros saírem, enquanto pisoteiam o aviso grafado no chão dizendo para "não entrar antes dos outros saírem". Seres que concluíram o 1º e 2º graus e, por vezes, até a faculdade (supostamente tiveram a educação necessária e possuem a habilidade de concatenar as letras que estão lendo e produzir mentalmente o som que a palavra em questão representa), mas não conseguem extrair nem 5% da idéia principal do texto que estão "lendo". Mais por preguiça do que por outra coisa qualquer, não conseguem reunir energia suficiente para expressar suas idéias através da escrita. Mas se acham o "most" e super informados porque assistem o fantastico.

Desavisados

Viventes que subitamente se materializam na frente do seu prédio dizendo que estavam passando por alí e resolveram te visitar (naturalmente que essa visita dura quase todo o dia).

Os Sem-terapeuta
São os tipos mais engraçados que te ligam sempre em horários impróprios para rezar a mesma missa dos últimos 15 anos.

Porcos
Tipos asqueirosos que ficam grunhindo e cuspindo na rua e, principalmente, no Metrô. Acho que aí também cabe a pena de morte.

Os atrasados
Gente que marca às 8 horas, mas acha que 08h59min tá super no horário ainda ou então fica de ligar na segunda feira e só se lembrará na sexta.

Sem senso
É o povo que pensa que está só no planeta. Ouvem música (99,999% das vezes, de qualidade duvidosa) no último volume, incomodando toda vizinhança. Tem também aqueles que se apropriam das calçadas como se fossem seus quintais e por aí vai.

Vírus
Incrível invenção de pessoas que não tem mais o que fazer, consegue irritar e ser inútil ao mesmo tempo, como seus criadores. Chega quando não deve, faz o que não deve e causa perda de tempo que, geralmente, não se tem. Isso quando não causa perda de informação, o que é pior ainda.

Oferta de empréstimo
Tenho vontade de estrangular aqueles pobres vendedores do Taí, um serviço de uma financeira do banco Itaú focada no público debilóide e ficam abordando a gente na rua.

Fumante sonso
Fica baforando em locais fechados fazendo de conta que está expelindo sua fumaça na janela.

Conta Compartilhada

Você está feliz na sua mesa tomando aquela cervejinha e sem que você convide, de repente já são mais de dez na sua mesa e na hora de pagar a conta você sempre acaba subsidiando uma vodca polonesa aqui uns camarões empanados ali...

O Scroll Lock
Inútil. O verdadeiro apêndice intestinal do teclado do computador, remonta às eras em que éramos herbívoros e usávamos o MS-DOS. Servia para mudar a função das teclas direcionais em editores de texto - elas podiam servir para caminhar com o cursor pelo texto ou então para rolar a tela, conforme ligava-se ou desligava-se o Scroll Lock.

Os jurássicos
São aqueles que te convidam para uma festa e dizem que sicrano de tal será um DJ “super” ou até um trivial churrasco, mas o fato é que não se ouve nenhum som dos últimos 10 anos. O mais recente que conseguem tocar é alguma banda dos anos 90 que soa igual às dos anos 70.

Os sem noção

Gente que não lê nem sinal de trânsito, mas estufa o peito ao falar de assuntos dos quais o máximo que consegue é repetir alguma bobagem que ouviu no Jornal Nacional.

Hameletianos transversos
O famoso “discutir a relação”. Gente que gosta de discutir a relação é o “ó”. Nada mais enfadonho, improdutivo e sacal. Vá de retro!

Ciumentos
São todos os chatos que ficam patrulhando a vida alheia e ainda não se inscreveram no ambulatório para tratamento (gratuito) de transtornos mentais do hospital das clínicas. Um tipo de paranóia que não dá pra transigir.

"Com Tempo"
Difícil saber quem irrita mais; se o cara que faz ou o que repassa aqueles slides (Power point), com aquelas letrinhas caindo em cascata ou uma frase a cada minuto... com aquela musiquinha de elevador. As vezes (bem raramente) o conteúdo é até legal mas porque perder 10 minutos, quando bastariam 40 segundos ?

5 comentários:

Indra disse...

Acho que os sem noção também mereceriam o famoso PAREDÓN! hahahahha Uma coisa que está me irritando ultimemente é o Saia Justa da GNT. Essas mulheres ACHAM que estão fazendo um bem às mulheres. O que estão fazendo é que elas fiquem ainda mais burras do que são. hahahahah

Judith disse...

Ah Ricardo, você publicou a lista sem minhas importantíssimas contribuições...rsrsrs. Ok, vc me deu a chance e não aproveitei. Olha, ando irritada com exibicionismos em geral. Uma mania de todo mundo achar que tudo que fazem é relevante, merece ser mostrado ao mundo todo e pior: todo mundo tem de dizer o que achou. A discrição não faria mal a milhares de pessoas. Prontofalei...

Ricardo Reis disse...

Será incorporado. A idéia é essa mesmo. Ir acrescentando e uma vez por semana atualizar a lista.

jucupini disse...

É irritante participar de uma conversa num grupo que nunca ironiza nada. Ironia é neuronização, processo de figuração e abstração de acontecimentos e idéias. Para o mau entendedor, meia palavra é bosta. Quer que eu "desenhe"? (he he)

Anônimo disse...

Ah o que me irrita é gente sem humor!!! A vida tem q ser leve, com sorrisos. Mas existem aquele que ñ riem de nada, nada! Humor = inteligência. Rir de si mesmo, dos outros, da vida, etc. No Hospital das clínicas, com certeza, existe tratamento para distimia!
Seu blog está maravilhoso!! Só hj que pude dar uma passada nele com calma. Bjs e saudades.