terça-feira, 8 de julho de 2008

Documentos bizarros e o design repolho

Precisei usar minha identidade, não achei. Depois encontrei duas (Detalhe, cada uma com um número diferente) numa pasta de documentos: Uma parecia um repolho assim desfolhando, ela já estava desfazendo então deve ter sido por essa razão, que havia outra que também já está meio caminho de ficar feiosa e repolhuda. Mas porque nenhuma estava na carteira ? Simplesmente essa identidade não cabe na carteira, a não ser que você use uma do tamanho de um tijolo. Foi aí que caiu a ficha, e eu me perguntei: Porque diabos nossos documentos ainda são feitos de papel? Então me lembrei de um amigo tailandês que morria de rir da minha identidade com aquela impressão digital uma foto gigante e seu formato bizarro. Como é que pode? E a carteira de motorista, que é outra piada. Feita de papel daquele tamanhão e dentro de um envelope de plástico ? Quem lucra com a manutenção desse estado de coisas ? Porque até hoje nossos documentos não são cartões como em todo o planeta (tipo aqueles cartões bancários de crédito etc...) com chip, tarja magnética, dispositivos de segurança e que não se desfazem, amassam, molham, evaporam nem derretem se você toma um chuva ou cai na piscina. Difícil compreender que a cada renovação a gente tenha que tocar piano, freqüentar filas e mais filas para pegar aqueles pedaços de papel, ridículos que ainda por cima não cabem na carteira... Porque a CNH e a identidade não são unificadas sob o mesmo número? Alguém tem alguma idéia ? São sintomas da mesma doença que acomete a burocracia estatal, cartórios, fóruns...? Será a mesma doença que faz uma simples ação de rito sumário, tramitar “ad infinirum” nos escaninhos do judiciário ? Alguém tem um palpite ?

Um comentário:

Indra disse...

ri, o único palpite que eu tenho é o meu coração cheio de raiva cada vez que vejo a identidade de paulo dobrada como um chinelo! absurdo isso! mesmo assim, anseio pelo meu cobiçado documento de identidade brasileira!!!!! snif snif