quarta-feira, 9 de julho de 2008

Moradores de rua

Uma coisa que me impressiona sempre aqui no centro, é a quantidade de pessoas vivendo na Rua. É uma coisa absurda. Durante a noite no centro histórico eles aparecem às centenas para dormir. Parece um filme daqueles futuristas-catástróficos pós 3º guerra mundial...
Sempre que os vejo, fico pensativo sobre esse fenômeno. Noto que aconteceu um aumento brutal de uns 15 anos para cá. Quem serão essas pessoas e porque estão nessa condição?
Em Parceria com a UNESCO, o Ministério do Desenvolvimento Social realizou uma pesquisa em 23 capitais brasileiras e 48 cidades com mais de 300 mil habitantes. O resultado revela que a maioria dos moradores de rua tem algum parente na cidade em que vive, e que aproximadamente 30 mil deles são menores de Idade. As razões que levaram essas pessoas às ruas segundo elas mesmas foram o vício do álcool (droga legalizada) o desemprego, drogas e conflitos familiares. Do universo pesquisado, 72% afirmam trabalhar com coleta de materiais recicláveis e 16% pedem esmola. 90% não recebem nenhum atendimento do governo, 52% possuem algum parente na cidade onde vivem e 82% são homens. Se quiser saber mais sobre o que está sendo feito e mais números dessa pequisa, clique aqui.

Um comentário:

Indra disse...

Muitos deles foram jogados fora pela própria família, que ao se verem incapazes de encarar os problemas deles mesmos, pensaram: "Meu, eu já tenho os meus próprios pobremas...para que quero mais?"