quinta-feira, 14 de agosto de 2008

A volta da Rússia !?


Noventa e quatro anos atrás, um acontecimento na região e coincidentemente no mês de agosto, desencadeou a 1ª guerra mundial. Eu acredito em coincidências mas é curioso, não é? Agora –considerando minha tenra idade e algumas lembranças-, o que eu observo nessa escaramuça na Geórgia é o sinal do início da recomposição das antigas tendências geopolíticas da região pois, que eu me lembre, a Rússia está apenas retomando sua vocação imperial ajudada pela aposta infeliz da Geórgia. Putin mostrou as cartas. Possui o terceiro maior orçamento do mundo, armas nucleares, um milhão de soldados e detém ainda o trunfo de maior fornecedor de energia para a europa. A Alemanha ainda cura feridas da derrota na 2ª guerra e já recusou (sabiamente) a entrada da Geórgia na OTAN.
Basicamente a novidade destes novos tempos é a china que está despertando de séculos de privação...
Fico pensando se viverei o suficiente para ver o desfecho desse “redesenho” que se avizinha, mas que será fascinante, não tenho dúvidas.
Esse papo me dá saudades da minha mãe que foi minha professora de história é não por ser minha mãe, foi a melhor que eu já vi. Se eu estivesse por lá ela me falaria por horas sobre como tudo vem acontecendo desde o final do século XIX. Ultimamente ela anda meio calada, mas se inquirida e provocada destampa a falar que dá gosto ouvir. Saudades!
Fiquei pensativo se o blog anda chato, denso ou as duas coisas, mas eu preciso ao menos tentar entender o mundo e o tempo em que eu vivo...
Bem, eu ia dizendo que anotei vários artigos interessantes que podem ser lidos clicando aqui.

Nenhum comentário: