domingo, 10 de agosto de 2008

Guerra na Geórgia


Mais uma vez, sangue local escorrendo por razões nem tão locais assim. As informações ainda são desencontradas, mas anotei um artigo do “Independent” que pode ser lido aqui.
Curioso é que este é o mais grave conflito em que a Rússia se envolve desde a guerra do Afeganistão. Pela Ossétia do Sul passam oleodutos estratégicos, a Geórgia é aliada dos USA-Europa, os separatistas se aproximaram da Rússia de quem a Geórgia já foi parte, Os USA já tem sua guerra para tocar e o Putin nunca engoliu aquela independência do Kosovo... etc.
Com aparência de um conflito meramente territorial essa é também a guerra global pelo controle de energia -petróleo e gás-, que começa a desenhar-se. Trata-se de um movimento intrigante no tabuleiro geoestratégico/energético/militar, e muito perigoso para que alguém possa ignorar. Muitos interesses envolvidos, é briga de cachorro grande no xadrez geopolítico mundial.

2 comentários:

Ari disse...

E as gentes acompanhando as Olimpíadas! Quando o ouro que interessa os grandes cães corre pelos oleodutos.

Indra disse...

é inacreditável como o ser humano é capaz de entrar em guerras de nunca acabar! todo esse jogo-sacanagem político entre os que controlam os marionettes do mundo dá nojo! BTW, vc viu a belíssima foto tirada por um fotógrafo da Reuters sobre a matanza na Ossétia do Sul? O cara consiguiu captar um momento de dor, assim mesmo como os mestres! Confira a foto na Folha de hoje.