domingo, 31 de agosto de 2008

Explorador parte de caiaque para o Pólo Norte


O nadador britânico Lewis Gordon Pugh, começou uma expedição em direção ao Pólo Norte, a bordo de um caiaque, com o objetivo de alertar o mundo sobre as conseqüências do degelo no Ártico conforme explica Lewis, em seu site , que pode ser visualizado em 8 linguas, português inclusive.
O ambientalista de 38 anos, começou neste sábado (30) a viagem, partindo do extremo Norte da Noruega, de Virgohamna, no arquipélago de Svalbard, a mil quilômetros do Pólo Norte. Ele espera avançar cinco horas por dia, acompanhado por um barco de assistência.
"Ainda que estejamos quase em setembro, o mar está relativamente calmo e conseguimos avançar", escreveu em seu blog. Segundo cientistas norte-americanos, o Pólo Norte poderá ficar temporariamente sem gelo em setembro, um fato sem precedentes nos tempos modernos.
No ano passado, Pugh foi a primeira pessoa a nadar nas águas geladas do Pólo Norte, para denunciar os efeitos do aquecimento global. Chamado de "urso polar humano", ele demorou 18 minutos e 50 segundos para nadar um quilômetro, em águas com temperaturas abaixo de zero.
Mais detalhes aqui sobre esta expedição.

Um comentário:

Ari disse...

Tomara que Lewis não seja um dos últimos a ver o Ártico.