terça-feira, 2 de setembro de 2008

2183 Assassinatos.

Enviada por Juliana Cupini

Um dia de sol, que teve um brilho no asfalto...
No elevado próximo ao centro, a ONG “Visão Mundial” realizou um manifesto sem ato, um grito de basta silencioso sob a cor verde. Foram 2183 mudas reunidas no asfalto simbolizando vidas que foram ceifadas no primeiro semestre do ano por aqui.
Este número não é real! Talvez este número seja dobrado, se contarmos outras vítimas da violência, como as do latrocínio (furto seguido de morte -que entra em outra categoria-, incrivelmente!)
Me chamaram para registrar este evento e lá fui, com o coraçãozinho apertado, imaginando que cada muda tinha um rosto por trás, cada planta era uma história de vida que trazia tantas outras como os galhos das árvores. Estas vítimas (2183 pessoas) são 70% negros, pobres e menores de 22 anos! que lástima morrer aos 22 anos ! Tantos frutos estas árvores jovens poderiam ter.
Bem, ao final do manifesto, recolhemos as mudas e cada uma que passava por minhas mãos poderia ser um João, um José, uma Alice ou uma Cristiana...
Estas mudas serão plantadas, crescerão e deixarão a megalóple paulista com mais oxigênio.

Um comentário:

Ari disse...

Nós, da Visão Mundial, escolhemos as árvores porque queríamos chamar a atenção para a preciosidade da vida e para todo o potencial que se perdeu.
As mudas foram plantadas no Parque Anhanguera, na região de Perus, Zona Oeste de São Paulo. Estamos plantando um bosque para ensinar às crianças sobre os direitos humanos, terá 15 estações, em cada uma, dois artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esperamos colaborar para que a nova geração seja mais consciente do valor da vida.