terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Feliz 2009

O Blog sai de férias por uns dias. Presumivelmente por 10 dias ou até mais a depender da direção dos ventos e outros imponderáveis quaisquer. Desejo a todos um baita 2009 ! ! !

Ricardo Silveira - Terra Azul


Metallica & Sinfônica de São Francisco - No Leaf Clover


Marco Antonio Araujo - Fantasia nº3


Korn - Freak on a Leash


Tantra - Tropicália2

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

O Universo

Já faz um tempo que venho acompanhando no The History Channel a série “O Universo” que é uma das coisas mais interessantes que já vi na TV. Exibida às quartas e domingos, recomendo muito assistir duas vezes se quiser ruminar. Este é um tema que muito me interessa desde sempre e por isso é tentador compartilhar porque é o "ponto" que consorciado com as questões existênciais é o que mais me fascina e consome.
Então, o que acho mais bacana nesta série é que é muito simples e de facil compreensão, uma incrível viagem -com ajuda de recursos gráficos, animações/representações computadorizadas- por nosso universo de 14 bilhões de anos luz, onde há 500 milhões de galáxias, 2000 bilhões de bilhões de estrelas e 270 mil aglomerados só no espectro visível. Assim sendo, qual seria o significado e a grandeza do sistema solar que é apenas um minúsculo ponto na nossa galáxia, e  quem somos nós nisso tudo???
Para se ter uma idéia do tamanho da Via Láctea, o sol leva 200 milhões de anos para completar sua orbita circular em torno dela.
Todos sabemos que a lua leva em média 28 dias para completar uma volta em torno da terra e ambas executam o movimento de translação ao redor do sol em 365 dias lembrando que não só a terra/lua, mas todos os planetas, luas, asteróides e satélites executam esse movimento de translação.
O que eu não sabia é que nosso sol, com tudo que gira ao seu redor, também circunda alguma coisa, mas essa "coisa" está tão longe que nós nem percebemos o movimento. Estamos falando do centro da Via Láctea que contem, um maciço buraco negro, ao redor do qual o Sol e mais de 200 bilhões de estrelas giram.
Toda a Via Láctea descreve um movimento de rotação ao redor de um ponto central, mas seus constituintes não se deslocam à mesma velocidade. As estrelas que estão mais distantes do centro movem-se a velocidades mais baixas do que aquelas que estão mais próximas.
Nosso Sol descreve uma órbita praticamente circular em torno da Via Láctea e sua velocidade de translação é de 225 km por segundo. Para dar uma volta completa ao redor do centro da Galáxia o Sol leva aproximadamente duzentos milhões de anos. Como sua idade é de 4.5 bilhões de anos, pode-se afirmar que desde que existe, o Sol já deu 22 voltas ao redor da Galáxia que é espiralada com 4 braços maiores - Perseu, Norma, Crux-Scutum e Carina-Sagitário - e os braços menores de Órion e Cignus.
Clique sobre a imagem para ampliar
O nosso sol ocupa uma posição na periferia da Via Láctea, conhecida como Braço de Orion, distante cerca de 27 mil anos-luz do centro galáctico. Até os anos cinqüenta, os astrônomos não tinham conhecimento da existência dos braços da Via Láctea. A observação da estrutura espiralada era obstruída pela poeira estelar, além de ser dificultada por ser feita de dentro da própria Galáxia. Até este ano (2008) os cientistas acreditavam que a Via Láctea possuía os 4 braços mencionados, mas dados fornecidos pelo telescópio Spitzer estão mudando essa concepção.
Segundo o modelo proposto pelo astrofísico Robert Benjamin, da Universidade de Wisconsin, a Via Láctea possui apenas dois braços principais: Perseus e Scutum-Centaurus, sendo os demais braços reclassificados como braços menores ou ramificações. Centaurus e Perseus contêm uma enorme concentração de estrelas jovens e brilhantes.
Assim, a Via Láctea é classificada como sendo uma galáxia espiral e seus braços giram em torno do núcleo à semelhança de um grande cata-vento, onde está um feroz buraco negro, relembrando que a Via láctea é apenas uma de 500 milhões, heim? Na nossa galáxia, nosso sistema solar não passa de um minúsculo grão de poeira vagueando pelo universo, que pode ser inclusive maior do que sabemos e pode até ser apenas um de muitos multiversos...
Qual é o sentido...!?

domingo, 21 de dezembro de 2008

Para Sarkozy, ninguém resolve problemas hoje sem o Brasil...

Em entrevista à "Folha de S.Paulo", o presidente da França, Nicolas Sarkozy, que chega na segunda-feira ao País, afirmou que ninguém resolve problemas hoje sem o Brasil. Isto é reflexo da maneira pela qual as lideranças européias vêm ocupando espaço político no enfrentamento da crise que consideram muito mais ampla do que uma crise econômica apenas. Para a maioria dos analistas a crise seria apenas financeira enquanto que na visão européia a crise seria de valores, hábitos e modo de pensar o mundo com a qual, concordo plenamente. Espero que o novo presidente americano compreenda a questão e ajude a impor um mínimo de civilidade ao sistema onde atualmente impera o especulador sobre o empreendedor numa perversão do sistema capitalista tido e havido como o menos pior inventado até agora. Para ler a entrevista de Sarkozy a Clovis Rossi, clique aqui.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Aumenta o ritmo do desmatamento da Mata Atlântica

Como é que podemos acreditar em qualquer ação ou iniciativa sobre a contenção do brutal desmatamento na Amazônia se aqui, bem aqui, quero dizer a meia hora do palácio do governo, na maior cidade do país, o desmatamento do restinho de mata atlântica continua a todo vapor apesar de toda a falação e a parafernália a disposição para controle, ONG etc. ???
Se aqui nas franjas da cidade a coisa é assim como será então lááá na Amazônia !? Segundo a fundação SOS Mata atlântica, São Paulo foi a campeã de desmatamento em 2008 comparado com todas as demais cidades. Esta notícia chega a ser bizarra para não dizer desanimadora. Este ano andando pela mata me deparei com vários policiais de prontidão para impedir meu passeio e outros querendo gorjeta, mas não vi um único funcionário público tentando impedir a ação dos palmiteiros e outros destruidores da mata. Enquanto a sociedade aceitar as polícias da forma como são atualmente, não haverá nenhuma melhora. Claro que isso não é só assunto de polícia mas é um absurdo que demonstra a falência do estado e da sociedade em geral nesta questão. O Fato é que se na maior cidade do país e que tem as melhores condições materiais para evitar o desmatamento, nada acontece, sonhar com a preservação da amazônia então é um delírio. Uma piada de matar de rir os madeireiros e pecuaristas de motosserra na mão.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Quem conspira contra o Habeas Corpus?


Por Maria Inês Nassif
valor econômico

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, ao discursar na Câmara por ocasião dos 40 anos do malfadado Ato Institucional nº5, um instrumento de força que deu ao regime militar poder de vida e morte sobre os brasileiros, falou contra uma suposta articulação em favor da limitação do habeas corpus, garantia constitucional que o regime ditatorial jogou no lixo. "É fundamental que neste dia em que lembramos do AI-5, ressaltemos a necessidade de preservação do habeas corpus, não a sua limitação. O habeas corpus é a garantia dos direitos judiciais", disse o ministro. Em algum lugar da internet, é possível ler, junto com a "denúncia" de Mendes, a informação de que "no Congresso, parlamentares defenderam silenciosamente a limitação na concessão de habeas corpus depois que Mendes autorizou por duas vezes a libertação do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, durante a Operação Satiagraha".

Vai saber o que é uma "defesa silenciosa" - mas, no final das contas, a "denúncia" de Mendes sugere que se entenda, como se verdade fosse, que ele se insurge contra setores antidemocráticos do Congresso que querem limitar o habeas corpus. Não existe nenhum movimento para reduzir as prerrogativas do STF ou os direitos individuais. O que existe é um grande desconforto em relação às suas "denúncias", decisões, ataques indiscriminados a outros poderes ou mesmo a instâncias inferiores da Justiça e à forma de confrontar autoridades.

Mendes libertou duas vezes o empresário Daniel Dantas, preso por ordem expedida por um juiz de primeira instância, e não pelo poder discricionário de um... (continua)

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

O fim dos edifícios São Vito e Mercurio

Muito já foi dito sobre os edifícios São Vito e Mercúrio, irmãos siameses em frente ao mercado Municipal. Sempre que passo por ali fico tentado a conhecer aquela que é a maior favela vertical de São Paulo com 3000 pessoas em 624 apartamentos. Já tinha ouvido falar do projeto de reforma da prefeitura que parecia um lampejo humanitário numa cidade que clama por reforma urbana, pois enquanto a cidade expande avançando sobre mananciais, a região central contabiliza 60000 imóveis fechados. Segundo urbanistas esta situação além de escandalosa é irracional, mas, isso são outros quinhentos. O fato é que nesta manhã me surpreendi com a notícia da implosão dos edifícios para construção de uma praça ao invés da reforma que seria custosa, segundo a prefeitura. Uma pena!

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Música & a Poesia de Recife em São Paulo


Começa amanhã o "Música & Poesia de Recife em São Paulo" com apresentações de artistas como Mundo Livre, Lirinha, Miró, Jomard de Britto e muitos outros.
O evento acontecerá na Casa das Rosas (Av Paulista 37) nos dias 17,18 e 20 e Museu da lingua Portuguesa na Estação da Luz, dia 21.


<= Clique sobre a imagem para ver a programação

A pena para a sapatada é...

O jornalista Muntazer al-Zaidi poderá ser condenado a até 15 anos de prisão, segundo juristas, por ter atirado seus sapatos contra o presidente dos EUA, George W. Bush, durante uma entrevista coletiva em Bagdá. O ato foi considerado pelo governo iraquiano como um vergonhoso atentado contra o Estado, mas recebeu notas elogiosas do Parlamento do Egito, de um grupo de intelectuais e cientistas iraquianos, e de dezenas de grupos islâmicos, entre eles o libanês Hezbollah, informa reportagem publicada pelo GLOBO nesta terça-feira.

Mensagem

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Roda Viva

...do site Biscoito fino
Como já sabem a torcida do Corinthians e a blogosfera toda, o Roda Viva, da TV Cultura, vai ao ar nesta segunda com uma entrevista a Gilmar Dantas Mendes, o presidente do Supremo Tribunal Federal. Até mesmo para os padrões do horrendo jornalismo que se pratica no Brasil, é vergonhosa a operação realizada pela TV Cultura com o Roda Viva desta segunda. Os escalados para entrevistar Gilmar Mendes são Eliane “vacinem-se contra a febre amarela!” Cantanhêde, Reinaldo Azevedo, cuja ignorância, truculência e hidrofobia dispensam comentários, Carlos Marchi, do Estadão e Márcio Chaer, editor do site Consultor Jurídico, de conhecidas ligações com Gilmar Dantas Mendes.
O Roda Viva escalou quatro levantadores de fazer inveja a Ricardinho. A TV Cultura realizaria algo mais próximo do jornalismo se escalasse como entrevistadores quatro capangas ou funcionários de Mendes. A obviedade da manobra terminou, pelo que parece, saindo pela culatra. Uma enxurrada de protestos chegou ao... (continua)

sábado, 13 de dezembro de 2008

Santa Ignorância

Na semana em que se comemorou os 60 anos da declaração dos direitos humanos, pelo menos 43% dos brasileiros a ignoram.
Pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo mostra que para 43% dos entrevistados, “bandido bom é bandido morto” e 34% acham que “direitos humanos, devem ser só para pessoas direitas". Apenas 1/3 da população é a favor de que os presos tenham seus direitos humanos respeitados... Afff !? Para ler mais clique aqui.
Conclusão inescapável: A noção de direitos humanos é sofrível e o conhecimento da declaração universal dos direitos humanos é nenhuma ou engatinha numa visão digamos, otimista.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Capitu

Assisti um único capítulo da minissérie Capitu da rede globo e me pareceu bom demais pra ser verdade. A novidade que me chamou atenção foi a utilização de um "narrador off" -que remete ao "Memórias Póstumas de Brás Cubas"-, teatralizado pela maquiagem circense e o figurino estilizado. Este "off" intervêm nas cenas numa espécie de suporte/partícipe. Tudo muito colorido e meticulosamente iluminado e fotografado dá a impressão de que estamos no teatro. Gostei muito dos atores e o resultado é que me senti relendo o Dom Casmurro mesmo. Curiosamente a trilha sonora estupenda mistura pop, clássico, rock...
Como ia dizendo no início, bom demais pra ser verdade na árida programação da TV aberta. Uma amiga que não é brasileira, perguntou se o povo agora vai se interessar mais por Machado de Assis com a minissérie e eu não soube o que dizer. Como saber??? A seguir está a música tema -eu acho- de Capitu. Belíssimo clipe, aliás, como a música da banda Beirut (Elephant Gun) do Zach Condon que faz essas misturebas incríveis.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Viagem pelo corpo humano


Hoje pela terceira vez senti uma fisgada assim no fígado ou seria no estômago? Sei lá, mas como repicou nas costas pensei no pulmão e comentei com um amigo que disse que sentiu uma coisa dessas e era a vesícula... Putz ! Onde será fica cada um exatamente, pensei!? Foi quando eu percebi minha ignorância total. Fui então perguntar ao Dr.Google que me ofereceu 62100 opções, mas por sorte, encontrei um programa incrivel que é o Visible Body. É um completo atlas do corpo humano em 3D.
Destinado a profissionais de saude, pode perfeitamente ser manuseado por curiosos também. Para acessar é necessário apenas se cadastrar (sem pagar nada). É muito legal e vale à pena. Uma viagem! Recomendo. Clique aqui para acessar.

60 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

Hoje se comemora os 60 anos da Declaração universal dos direitos humanos e ainda não foi compreendida por muitos. Alguns de nossos semelhantes que sequer a leram uma única vez na vida, continuam criticando e muitos governos desobedecendo.
Sintetizando: A declaração dos direitos humanos equivalem a direitos naturais, ou seja, aqueles que são inerentes a TODO ser humano. Um conjunto de normas para proteger os direitos fundamentais de TODO ser humano e sua aplicação é INDEPENDENTE de qualquer outro fator. Em nenhum lugar ela fala exceto neste ou aquele caso. Simplesmente é válida para TODO ser humano. Para ler a declaração, clique aqui.
Indignado com a situação, José Saramago, 86 anos, prêmio Nobel de Literatura em 1998, decidiu distribuir neste dia, o texto aos leitores de dois jornais portugueses e disparou: "Esta declaração não está sendo respeitada. Ela existe, mas ninguém quer aplicá-la, nem os governos, nem as populações, que são difíceis de mobilizar pela defesa dos direitos humanos", lamentou o escritor durante um encontro com jornalistas.
A declaração foi composta no pós guerra. Em 1947, num mundo, dividido pelo colonialismo e destruído por desigualdades, em que coube à ONU compor um documento que servisse de base para a proteção das liberdades individuais fundamentais de todo ser humano. O trabalho foi desempenhado pelo Comitê de Redação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, composto por 18 membros de diversas formações políticas, culturais e religiosas.
O primeiro rascunho da Declaração foi apresentado em setembro de 1948. Mais de 50 países participaram de sua redação final. Pela resolução 217 A, de 10 de dezembro de 1948, a Assembléia Geral, reunida em Paris, adotou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, sem nenhuma discordância.
Das seis línguas oficiais da ONU – árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol - faladas por bilhões de pessoas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos é o documento mais traduzido no mundo.
Aqui, uma versão resumida (apenas 30 linhas), da belíssima declaração.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

O maestro John Nieshling da OSESP deu uma longa entrevista ao Estadão de hoje. Como quase todo maestro, é um sujeito temperamental, mas o trabalho feito por ele foi grandioso. Não por acaso, a OSESP acaba ser considerada pela Gramophone uma das três do mundo que deve ser observada. Apesar disso, ele foi detonado e está de saida ...(leia mais).

Estudo de Harvard mostra que felicidade é contagiosa.

A Harvard Medical School acaba de publicar o resultado de um estudo sobre o comportamento humano em rede que diz: Nas redes sociais reais (de pessoas em carne e osso), “Quanto mais conexões uma pessoa tem, maior a chance dela ser feliz; e quanto mais gente feliz você conhece, mais chance de ser feliz." Ainda de acordo com a pesquisa, um amigo feliz aumenta suas chances de felicidade em 15%. Então neste sentido particular, a felicidade é uma coisa contagiosa.
Este estudo usou dados de milhares de voluntários sobre um longo período de tempo e assim está sendo considerado seriamente pela comunidade científica, ao contrário de tantos outros que caem sobre nós como uma avalanche de informações que serão contraditas por outro "estudo" elaborado "às pressas" no mês seguinte.
Segundo o coordenador do estudo, Nicholas Christakis, professor de sociologia médica da Harvard Medical School, que desde a década de setenta estuda o comportamento humano em rede, esta forma de "contágio" parece valer também para fumo, obesidade e depressão, mas os estudos neste caso ainda não estão concluídos. O certo mesmo até agora é que: Um amigo feliz aumenta suas chances de ser feliz em 15%; um amigo de um amigo vale 10% e, mesmo de terceira ordem [amigo de amigo de amigo...], a felicidade dos outros aumenta suas possibilidades em 6%. Por outro lado, cada amigo infeliz aumenta suas próprias chances de ser infeliz em 7%. Isto me fez lembrar do meu pai que martelava na minha cabeça com, "diz-me com quem andas e direi quem tu és" (risos). Seja como for, o estudo é um alerta para as pessoas com tendência ao isolamento e sobre o desejável equilíbrio nas redes sociais. Há ainda outros aspectos impactantes como religião, laços familiares, vizinhança... mas estes já são conhecidos, pois todos sabem como é ter vizinhos infelizes por exemplo.
Atenção: Não confundir este estudo com a arenga do tal pensamento positivo, lei da atração e outras bagaceiras pseudociêntíficas caça-níqueis, porque o estudo não trata disso.
A conclusão deste estudo em particular é: Quanto mais conexões uma pessoa tem, maior a chance dela ser feliz; e quanto mais gente feliz você conhece, mais chance de ser, você mesmo, feliz. Só isso.

Fontes: Inside Medicine e Reuters

domingo, 7 de dezembro de 2008

Time de chegada, São Paulo ganha o hexacampeonato brasileiro


O tricolor do morumbi, São Paulo até figurou na zona de rebaixamento no início do Campeonato Brasileiro e, em determinado momento da competição, quando ficou 11 pontos longe da liderança, esboçou abdicar do direito de brigar pelo título. Mas, como os próprios são-paulinos disseram nas últimas semanas, “deixaram chegar...”. E o Tricolor chegou! Depois de assumir a ponta da tabela só nas cinco rodadas derradeiras, a vitória deste domingo – 1 a 0 sobre o Goiás – no estádio Bezerrão, na cidade-satélite do Gama (DF), confirmou o hexacampeonato brasileiro – o terceiro título consecutivo – do clube do Morumbi. Fiquei feliz com o resultado. Parabens! ! ! A decepção foi o Flamengo ter ficado de fora da libertadores.

Probidade do STF sob suspeita

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, voltou a atacar o juiz federal Fausto Martin De Sanctis, responsável pelo inquérito da Operação Satiagraha, em representação enviada ao Ministério Público Federal. Mendes afirma, ao pedir investigação de suposta tentativa do grupo do banqueiro Daniel Dantas de infiltrar um espião no Supremo, que, por mais de uma vez, o magistrado paulista divulgou "informações oblíquas" com o objetivo de "sugerir comprometimento da probidade" do STF ...(leia mais)
Comentário: Será que já não é hora do loquaz presidente do STF dar algumas explicações? Para alguns analistas, há indícios fortes de que o suposto grampo da conversa de Gilmar Mendes e do Senador Demóstenes Torres foi uma farsa com sua participação ativa ou indireta emprestando credibilidade à trama."
Como pode o banqueiro Daniel Dantas ter um homem infiltrado/atuando dentro da mais alta côrte do país? Se isso não for um escândalo esta palavra perdeu o sentido, ainda mais depois de tudo que foi feito para desmoralizar o delegado, o juiz e a própria operação satiagraha!?

Antonio Caetano

No site Café Impresso, Antonio caetano publicou uma cronica irretocável sobre a Bienal, movimento de vanguarda e a prisão de caroline. "Em 1917, Marcel Duchamp resolveu testar o presumido vanguardismo da Sociedade dos Artistas Independentes, de que ele mesmo fazia parte. Fundada um ano antes em Nova York, a sociedade preparava sua segunda exposição de "arte moderna" e se proclamava aberta a todas as tendências" ...(continua)

sábado, 6 de dezembro de 2008

A tragédia do Boing da Gol

Os pilotos do jato Legacy que colidiu com o Boeing da Gol em setembro de 2006, matando 154 pessoas e causando a segunda maior tragédia da aviação brasileira, manusearam o transponder de forma errada. É o que mostra o relatório final da Aeronáutica sobre o acidente segundo informa Tania Monteiro no Estadão.

Artistas organizam o enterro simbólico da Bienal neste sábado


Um grupo de artistas mobilizados por Antonio Peticov e sua mulher, a escritora Cíntia Oliveira, promoveram um enterro simbólico da presidência da Bienal e dos curadores desta edição, Ivo Mesquita e Ana Paula Cohen.
O movimento foi uma iniciativa de Cíntia em reação à notícia de que Caroline Piveta da Mota, 23, que participou da pichação na parede vazia do segundo andar da Bienal em 26 de outubro ainda está presa. Desde então, a escritora e Peticov vêm entrando em contato com diversas pessoas do meio artístico para promover essa manifestação. ...(continua)

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Artistas exigem a liberaração de Carolina da Mota presa há 40 dias

Caroline Piveta da Mota, 23, entrou no prédio da Bienal de São Paulo, pintou com spray uma parede e está presa há 40 dias. Levada ao 36º Distrito Policial, na rua Tutóia, três dias depois foi aprisionada na Penitenciária Feminina Sant´Ana, no Carandiru. Um absurdo completo, Sem entrar no mérito de tentar definir o que é arte, atirar uma garota numa das masmorras estaduais por uma manifestação tão controversa é um exagero. A Manifestação da jovem é controversa porque dentre outros motivos, muitos artistas entendem e respeitam sua expressão na convidativa parede vazia da bienal. Deve haver uma maneira mais razoável e criativa de lidar com esse fato, não?! Inevitável todos se perguntarem como criminosos do colarinho branco conseguem habeas corpus em menos de 24 horas e essa garota continua mofando na cadeia? Onde está a justiça? Porque ela não pode responder em liberdade? E se ela for inocentada quem a indenizará pelos quase dois meses de encarceramento???!
Para o artista José Roberto Aguilar, "Isso é uma hipocrisia absurda. Quem devia ser preso são os organizadores. O andar vazio era um convite à manifestação, à contravenção. O mínimo que a Bienal pode fazer é colocar seu advogado para liberar a moça." Para entender os detalhes desse desatino clique aqui e aqui.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A (in)Fidelidade Feminina

Esse artigo foi publicado originalmente no jornal O Tempo mas a chapa esquentou mesmo, foi no sites Vi o Mundo e Mhario Licoln com uma avalanche de contribuições e comentários curiosos!

A fidelidade só faz sentido quando voluntária

Dra. Fátima de Oliveira

A infidelidade masculina tem sido a regra e é moralmente aceitável desde a instituição da monogamia feminina. A infidelidade feminina tem sido condenada e vista como moralmente inaceitável. Homens traem desde sempre e mulheres também, só que num percentual menor e mais em surdina. Para Jean Bernard, em "Da Biologia à Ética - Bioética", "Geneticistas e demógrafos consideram que na Europa Ocidental 5% a 15% das crianças são adulterinas. É um número elevado, mesmo a taxa mais baixa (5%). Os dados biológicos modernos não cessam de se aliar às questões de interesse, sórdidas ou não, os orgulhos feridos, os amores paternais, maternais e filiais tragicamente contrariados".

Acompanho regularmente pesquisas sobre infidelidade feminina para entender de que modo o patriarcado é afetado pelas mudanças operadas no comportamento feminino a partir do advento da anticoncepção hormonal, que impôs um novo padrão de exercício da sexualidade ao promover a cisão entre sexualidade e procriação: a visão da sexualidade com fins lúdicos. O marco das pesquisas do que conhecemos por sexologia é o pós Segunda Guerra Mundial: pesquisas de A. C. Kinsey, W. B. Pomeroy e C. E. Martin que resultaram no Relatório Kinsey sobre sexualidade masculina (1948) e feminina (1953); estudos de William H. Masters e Virgínia E. Johnson (1966 e 1970) e o Relatório Hite (1980 e 1990).

A intensificação de pesquisas sobre infidelidade feminina ocorreu paralelamente à identificação da paternidade via teste de DNA, a segunda grande derrota histórica das mulheres (a primeira foi a reversão do direito materno), pois lhes retira o poder absoluto de determinar quem é filho de quem. Desde sempre as mulheres sabem de quem são mães. Os pais só descobriram sua participação na geração da descendência há pouco tempo e a paternidade ficava na dependência da indicação da mulher. Eles eram obrigados a confiar. Certeza de paternidade (99%) só quem pode lhes assegurar é o teste de DNA, novidade disponível na década de 1980.

"Mulheres infiéis: Pesquisas mostram por que elas estão traindo mais e como identificar sinais de infidelidade" é a chamada de capa da "IstoÉ" nº 2.037 (19.11), que no sumário destaca: "capa - Traição feminina: mulheres assumem que estão traindo mais. E o ambiente de trabalho é o mais propício para escapadas". Na página 68, sob a denominação de comportamento, o título é: "Elas estão traindo mais", matéria de Rodrigo Cardoso e Carina Rabelo, com dados de cinco pesquisas que demonstram que as mulheres estão traindo mais ou confessando mais que traem.

Mais que o conteúdo, em cinco páginas, as chamadas diferentes, para um mesmo tema, impressionam! Talvez o assunto seja moralmente tão grave que um único título seria insuficiente para levar à conclusão de que urge ensinar aos homens os sinais da infidelidade feminina. Fiquei irada!

Há muito mais nos dados da suposta crescente infidelidade feminina: o contrato social de fidelidade entre os cônjuges é fácil de ser quebrado porque caduca quando um deles se interessa por outra pessoa. É uma lei da natureza humana que precisa ser lida com franqueza e não sob os olhares de uma moral arcaica e decadente. A fidelidade só faz sentido quando voluntária. A moral hodierna, ainda estribada em uma cultura patriarcal, faz de conta que não entende que a obrigatoriedade de ser fiel nos relacionamentos afetivo-sexuais é uma violência quando não mais se deseja aquela pessoa, ou somente aquela pessoa!

Dra. Fatima Oliveira é médica, escritora, ativista social e uma das 52 brasileiras indicadas ao Nobel da Paz 2005. Autora de 8 livros e inúmeros artigos publicados. fatimaoliveira@ig.com.br

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Absolvição do promotor condenado pela mídia

Saiu no Observatório da Imprensa o caso do promotor Thales Ferri Schoedl que foi condenado por tudo e por todos e, para surpresa geral a historia era um "pouquinho" diferente daquela amplificada pelos jornais e TV's. Sem entrar no mérito do resultado do julgamento, o fato é que mais uma vez a mídia promoveu um linchamento sem ouvir o outro lado.
"Em 30 dezembro de 2004, o promotor de justiça Thales Ferri Schoedl protagonizou um episódio trágico ...(continua)

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Censura na internet

Este blog é contra a censura disfarçada de projeto de lei que pretende cercear a liberdade de expressão na internet. Este projeto de lei criminal que é coisa de quem não compreendeu ainda a Web, é de autoria do senador Eduardo Azeredo do PSDB e é bem típico de quem não tem nada melhor para fazer, ou quer aparecer ou ainda coisa de quem está a defender interesses dos banqueiros em detrimento de tudo o mais. Não custa lembrar que o nobre senador é aquele envolvido no mensalão do PSDB.
Clique sobre a imagem para ampliar

Defenda a internet

Está tramitando um projeto de lei que pretende "bloquear as práticas criativas e atacar a Internet, enrijecendo todas as convenções do direito autoral. O Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo quer bloquear o uso de redes P2P, quer liquidar com o avanço das redes de conexão abertas (Wi-Fi) e quer exigir que todos os provedores de acesso à Internet se tornem delatores de seus usuários, colocando cada um como provável criminoso. É o reino da suspeita, do medo e da quebra da neutralidade da rede. Caso o projeto Substitutivo do Senador Azeredo seja aprovado, milhares de internautas serão transformados, de um dia para outro, em criminosos. Dezenas de atividades criativas serão consideradas criminosas pelo artigo 285-B do projeto em questão. Esse projeto é uma séria ameaça à diversidade da rede, às possibilidades recombinantes, além de instaurar o medo a vigilância"e a censura.
Por isso convido a todos a assinarem o abaixo assinado organizado pelos professores:
André Lemos, Prof. Associado da Faculdade de Comunicação da UFBA, Pesquisador 1 do CNPq.
Sérgio Amadeu da Silveira, Prof. do Mestrado da Faculdade Cásper Líbero, ativista do software livre; e
João Carlos Rebello Caribé, Publicitário e Consultor de Negócios em Midias Sociais.
Este documento é destinado aos Senado para que rejeite este projeto. Para assinar o abaixo assinado CLIQUE AQUI.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Copérnico

Segundo o National Examiner, arqueólogos identificaram recentemente, os restos mortais do astrônomo Nicolau Copérnico. A descoberta foi confirmada com um exame de DNA do esqueleto encontrado em Frombork, na Polônia, comparado a material genético de um fio de cabelo do cientista achado num livro que lhe pertencera. Segundo o arqueólogo Jerzy Gassowski, uma reconstrução facial feita com base no crânio tem semelhança com a maioria dos retratos do cientista pintados na época, que exibem o nariz torto e uma cicatriz sobre o olho. Coincidência achar esta notícia pois Copérnico é um personagem fascinante desde sempre. Anos atrás eu falava todo sério com uma guria que queria por tudo ter um filho, que eu somente me envolveria no projeto se o bebê pudesse se chamar Copérnico... rs,rs,rs! Ela claro, abominava a idéia esbravejando que ”isso” parecia nome de remédio... E assim graças ao grande Copérnico escapei mais uma vez. A verdade e que sempre fui fã deste sábio. O maior revolucionário de que já ouvi falar. Afinal a maior revolução de todos os tempos foi a copernicana ao colocar o Sol como centro do cosmo. Ao fazer isso ele mudou para sempre o rumo e a história do conhecimento. Nada mau pra quem era órfão aos 10 anos.
O tempo passou e não ajudei a por nenhum copernicozinho neste mundo mas deixo essa boa sugestão a quem tenha planos de ajudar a povoar a terra, ou não.

domingo, 30 de novembro de 2008

EUA e América latina

Interessante o editorial do New York Times reproduzido pelo estadão que tem a América latina como tema. Digo interessante porque além de defender veementemente uma aproximação entre os EUA da era Obama e a América Latina, deixa transparecer o que os americanos mais informados pensam sobre. Para ler clique aqui. Outra boa matéria também do estadão de hoje é a entrevista com o indiano Parag Khanna pesquisador da Fundação Nova América, e que foi um dos conselheiros de política externa da campanha vitoriosa de Barack Obama, que anotei aquí.

sábado, 29 de novembro de 2008

Brasileiros são os mais "perdidos" quando viajam ao exterior

Uma pesquisa mundial apurou que os brasileiros estão entre os mais perdidos em termos de localização e também entre os mais resistentes a adotar sistemas de tecnologia para o problema.
...(continua)

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Saramago no Brasil

A saga da CNH

Acordei sabendo que tinha que renovar minha Carteira Nacional de Habilitação - CNH. Consultei o site do DETRAN antes de sair e fiquei sabendo que antes de ir até lá eu tinha que, procurar uma clínica autorizada, fazer um exame médico e em seguida procurar um dos centros autorizados para formação de condutores para fazer uma prova. Depois, juntar o resultado do exame médico ao certificado da “prova,” um comprovante de endereço com cópia mais identidade original e também a cópia, CIC original e claro cópia, uma foto 3X 4, e mais a própria CNH, mora? sentiu!? Bom, aí peguei meus documentos todos e saí de casa ao meio dia, peguei o metrô e fui até o CFC mais próximo paguei R$37,00 e ganhei uma apostilinha inhaquenta pra estudar numa salinha escura por meia hora e depois fui encaminhado até outra pra fazer a prova de 30 perguntas, podendo errar seis apenas, passei raspando na trave. Peguei meu diplominha e mais outro metrô e fui fazer o exame médico que custa R$50,00 e dura 2 minutos, tempo suficiente pro Dotô saber que eu não era cegueta. Depois passei numa papelaria para tirar as xerocópias requeridas. Então tomei outro metrô para o DETRAN. Chegando lá, já parei num daqueles lambe-lambes e tirei uma linda foto 3x4. Rumei para o balcão de informações onde uma mocinha me disse que o processo começava no Guichê nº 3 onde já tinha uma fila que ajudei a encorpar. Quando chegou a minha vez um rapazinho conferiu todos os itens exigidos, prendeu tudo com um clipe brilhante capeado por uma senha amarela de nº 1357 e disse para eu aguardar a chamada no saguão que eu juro, parecia à arquibancada do Pacaembu em dia de decisão. Sério tinha uns 40 bancos de madeira daqueles antigos com pés de ferro pra cinco pessoas cada e um painel que ia apitando e mostrando as senhas e respectivos guichês. Bem, depois de gastar toda bateria do celular e fazer aquela varredura básica das bundas mais legais, finalmente o troço apitou e apareceu meu número indicando o nº guichê, que imaginei ser no salão ao lado, onde um senhor muito educado me atendeu. Conferiu tudo, tudinho, digitou meus dados, reteve as xerocópias, devolveu meus originais e colou minha linda foto com uma cola babenta em um formulário que imagino, irá se converter na minha futura CNH. Em seguida me devolveu tudo com mais um clipe brilhante, capeado por um formuláriozinho branco indicando um valor de R$24,55 a ser pago no famigerado banco NOSSA CAIXA NOSSO BANCO, que fica lá mesmo no prédio onde tinha uma fila de uns 25 metros em forma de caracol. Um pesadelo. Nessa altura eu já estava faminto e farejei um cara comendo um crepe na fila atrás de mim (Acho que foi o crepe mais lindo que já vi) quando uma caixa subitamente berrou “próóóximo!” e lá fui eu. Estendi uma nota de cinqüenta (a última buááá!!!) e ela berrou novamente: Paaauulo, trás troco!? Assim que ela arranjou troco, autenticou, anexou o recibo num dos clipes brilhantes e disse agora procure os guichês 18 e 19 e entrega seu processo. Ufa ! fim pensei. Quem dera, tinha mais uma fila me aguardando onde uma das funcionarias esgoelava: “pessoaaal vamo agilizaaar... todo mundo tirando a CNH de dentro do plástico!” Isso porque as mocinhas que recebiam “o processo” precisavam protocolar/carimbar a CNH antiga indicando a data para retirada da nova que aliás, de nova não tem nada. Continua sendo aquele inexplicável pedaço de papel dobrado dentro de um envelope de plástico. Afff ! E pensar que existem lugares no mundo onde há um guichê único (para todo o processo) onde tu apresenta teu documento, faz exame de vista, tira foto, paga etc, tudinho para um único atendente!? E depois disso as renovações futuras seguem pelo correio sem que você mova um dedo... e o documento é um cartão magnético. Olha vou dizer, nosso Brasil não é fácil não. Cheguei em casa quase 06h00min horas da tarde e nem comi o crepe, pô.

Um asteróide de dez toneladas explodiu sobre o Canadá

Um asteróide de dez toneladas explodiu sobre o Canadá e foi a causa de um clarão avistado nos céus das províncias de Alberta e Saskatchewan, no oeste do país, informa um boletim divulgado pela Universidade de Calgary. Pesquisadores da universidade estão em campo em busca de fragmentos da rocha que, ao entrar na atmosfera terrestre, teria o tamanho aproximado de uma escrivaninha. ...(continua)

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Marina Lima

Esbarrei numa entrevista muito legal da Marina Lima em um site estranho mas, Marina sempre vale a pena. Chamou-me atenção especialmente uma parte onde ela fala de certa mentalidade em São Paulo, importada dos rincões do Brasil... Acertou em cheio.
...J.P: O que você esta ouvindo?
ML: De tudo e muitas vezes, nada. Como eu tenho um ouvido doente, que ouve freqüências que ninguém ouve, valorizo demais o silêncio. Essa coisa de trilha sonora para tudo, eu não agüento. Às vezes prefiro os ruídos do mundo.
...Como é o amor no século 21?
ML: Uma grande confusão. Seria bom as pessoas terem menos medo umas das outras.
...J.P: Mas não é papel dos jovens enfrentar e derrubar padrões conservadores?
ML: Pois é, o que eu percebo aqui é que o dinheiro tem um valor enorme. Se for experimentar aquilo ali, eu tiro o dinheiro. E os jovens se prendem a isso. A minha adolescência foi nos anos 70, uma época de valores bem diferentes. Dinheiro era uma conseqüência. Hoje, tudo tudo ficou é mais plástico, careta e hostil ...(continua)

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Final da Megarampa 2008


Fiquei boquiaberto na absurda megarampa neste domingo, onde o único representante brasileiro na disputa Bob Burnquist, desbancou quatro americanos e ficou com o título da competição, com 179 pontos. Ele foi o primeiro a completar a volta saindo da parte mais alta da Megarampa, que tem 27 metros de altura, o equivalente a um edifício de nove andares. Após passar pelo primeiro obstáculo, ele saltou cinco metros acima da segunda rampa, que tem oito metros de altura. Foi sensacional! Para ver vídeos e fotos Clique aqui
Robert Dean Silva Burnquist, mais conhecido como Bob, tem nome de gringo mas nasceu em Copacabana, foi criado em São Paulo e desde 1995 mora em San Diego – Califórnia. Começou a “andar de skate” (como ele gosta de dizer), aos 11 anos e junto com o seu pai, comprou as peças e montou o primeiro equipamento. Aos 13 anos estreou em competições. O resultado? Atualmente é considerado um dos melhores skatistas do mundo.

domingo, 23 de novembro de 2008

A fusão das Teles

O favorecimento à Oi/Telemar e à Brasil Telecom é uma transação mais inescrupulosa do que todas de que possa lembrar. É fácil admitir que as empresas e seus controladores estejam adequados aos modos, meios e fins legítimos nos domínios do grande capital, onde são expoentes. Nem mesmo a participação decisiva de diferentes partes do governo poderia surpreender. Mas a transação não dependeu disso... (continua)

sábado, 22 de novembro de 2008

Megarampa

Pela primeira vez no País e na América Latina os amantes dos esportes radicais poderão ver a maior rampa de skate e bikes do mundo, a Megarampa, de 27 metros de altura - estrutura equivalente à de um prédio de nove andares - e 107 metros de comprimento (distância igual à de 28 carros estacionados em fila). Competem no fim de semana os americanos Adam Taylor, Andy Macdonald, Rob Lorifice e Bucky Lasek, o australiano Jake Brown e os brasileiros Digo Menezes, Lincoln Ueda , Edgar “Vovô” além de Bob Burnquist da Silva e Sandro Dias “Mineirinho” astros brasileiros da modalidade. Para ter uma idéia do tamanho dessa "coisa," clique aqui.
Estou esperando o camarada Paulo (engenharia de som) conseguir uns convites. Vamo vê!

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Maconha ajuda preservar memória na velhice segundo cientistas


Cientistas americanos dizem que substâncias presentes na maconha podem ser benéficas para o cérebro à medida que as pessoas envelhecem, reduzindo índices de inflamação e estimulando a formação de novos neurônios. Nicotina, álcool e cafeína, tem demonstrado uma certa eficácia em proteger o cérebro contra inflamações, o que pode se traduzir em uma melhor memória na velhice. Não queremos passar a idéia de que tudo o que é imoral seja bom para o cérebro, disse o responsável pela pesquisa, Gary Wenk, da Ohio State University mas "Simplesmente, existem algumas substâncias que milhões de pessoas, durante milhares de anos, vêm usando em bilhões de doses, e estamos notando que existe um bom sinal no meio de todo o ruído" ...(continua)
Com informações da BBC

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia da conciência negra

No Dia da Consciência Negra, comemorado hoje, é feriado em 364 municípios de 12 Estados diferentes. Este ano, 97 cidades a mais decretaram feriado em relação ao ano passado, quando foram 267, segundo levantamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Leia mais

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Brasil desperta animosidade em países vizinhos

Reportagem desta semana na newsweek afirma que “o desenvolvimento do Brasil como potência econômica mundial desperta animosidades em países vizinhos” e vai adiante; “Estes dias, os imperialistas falam português", diz o artigo, afirmando que agora o país "marca o passo econômico da América Latina e está se tornando cada vez mais o alvo nº 1" - posição que a revista diz ter sido ocupada no passado pelos Estados Unidos e por aí vai. A matéria afirma ainda, que "nos últimos dois anos, os líderes de Venezuela, Equador e Bolívia lançaram insultos contra seu vizinho dominante, e ultimamente o clima tem se exaltado". Como exemplo, ressalta o episódio da expulsão da construtora Odebrecht pelo governo do Equador. Curiosa é a observação de que apesar de tudo os líderes dos países insatisfeitos, não criticam nunca o presidente Lula de quem afirmam gostar e não perdem a chance de aparecerem juntos nas fotografias, uma vez que o presidente brasileiro desfruta de altos índices de popularidade em toda América latina. Lá como cá... Para ver a matéria completa no site da revista clique aqui e para usar o google tradutor, aqui.
Engraçado é que apesar de toda falação, o Brasil ocupa apenas o 7º lugar em um ranking que mede a satisfação com a vida entre os moradores de 23 países da América Latina e Caribe feito pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e divulgado também nesta semana. Vai entender.
1º-Costa Rica 7,4 (2,8)
2º-Panamá 6,8 (3,0)
3º-México 6,6 (1,2)
4º-Venezuela 6,5 (2,0)
5º-Belize 6,4 (2,4)
6º-Guatemala 6,3 (0,3)
7º-Colômbia 6,2 (2,4), Brasil 6,2 (1,5) e Jamaica 6,2 (1,3)
8º-Guiana 6,0 (1,2) e Argentina 6,0 (2,0)
9º-Trinidad e Tobago 5,8 (8,8) e Chile 5,8 (3,1)
10º-Uruguai 5,7 (1,8)
11º-Bolívia 5,4 (1,3)
12º-Peru 5,3 (3,5)
13º-El Salvador 5,3 (1,1)
14º-Paraguai 5,2 (0,8)
15º-Honduras 5,1 (2,0)
16º-Equador 4,9 (3,9), República Dominicana 4,9 (3,0) e Nicarágua 4,9 (1,9)
17º-Haiti 3,8 (-1,7)
Fontes: Banco Interamericano de Desenvolvimento e Newsweek

Hoje é dia da Bandeira

Durante o curso primário e ginásio, eu me lembro que tínhamos que hastear e cantar os Hinos, nacional e da bandeira uma vez por semana. Nem sei quantos anos fazia que eu não ouvia este hino que é bem bonito.

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Nice vídeo

Enviado por Marisele

Inquisição à Brasileira

Em pleno século 21 a inquisição está a toda no Brasil. Inacreditável matéria do Estadão de hoje, relata como a situação das mulheres ainda é precária neste triste país católico. Atualmente no estado de Mato Grosso do Sul, pelo menos 1.500 mulheres estão indiciadas por "crime de aborto." e 26 já foram condenadas e estão cumprindo pena.
O juiz do caso, uma versão tupiniquim atual do célebre Torquemada, não se contentou com isso: expôs em público as fichas médicas de quase 10 mil mulheres, e procedeu à inquisição de cônjuges e namorados das "criminosas". Também estão sendo processadas médicas, psicólogas, enfermeiras... Só falta acender a fogueira. Isso tudo acontece quando o mundo civilizado já descriminalizou o aborto e até o Uruguai tido como provinciano e catolicíssimo, acaba de votar pela descriminalização.
Irônica é a eficiência do estado com essas "criminosas" enquanto nem 5% dos homicídios praticados são apurados e milhares de pobres diabos que já cumpriram pena, continuam encarcerados aguardando a eficiência da justiça. Isso sem falar do caso do banqueiro que está causando a crise das instituições policiais, jurídicas e políticas do país.
Amigos me dizem que as pessoas querem ler coisas leves de divertidas e o blog muito raramente proporciona essa leveza. Mas, como se pode começar bem o dia com uma notícia assim ?

E o Nobel de economia vai para...

Clique sobre a imagem para ampliar
A charge ao lado, publicada originalmente na Suíça em outubro, mostra uma "senhora Jones" recebendo o Nobel de Economia da Real Academia Sueca de Ciências. O feito genial da dona-de-casa? Ter colocado seu dinheiro debaixo do colchão – no caso, o cofre de porquinho, um investimento que se revelou adequadamente seguro em tempos de crise. Na semana passada, o congelamento do fundo de investimento Platinum Grove Asset Management, administrado por Myron Scholes, prêmio Nobel de Economia de 1997, deu à charge um sinistro toque de humor negro. O último fundo de investimentos administrado por Scholes, o Platinum, suspendeu os saques de clientes após acumular perdas de 38% em suas complexas operações de derivativos – apostas simultâneas em vários índices, como os das bolsas de valores, dos juros ou das taxas de câmbio. O congelamento, uma medida extrema, é apenas temporário, até os mercados se recuperarem. Scholes não é estranho ao mundo dos complexos investimentos financeiros. Ele recebeu o Nobel por desenvolver um modelo que, ao incorporar volatilidade constante dos mercados, prometia reduzir o perigo das operações com derivativos. É o segundo tropeço de Scholes. Ele e Robert Merton, também ganhador do Prêmio Nobel, eram as mentes por trás do Long Term Capital Management (LTCM), o fundo de derivativos que derreteu depois da crise da Rússia e só não quebrou porque o Federal Reserve, com receio de uma crise sistêmica, passou o pires no mercado e recolheu 3,5 bilhões de dólares para salvá-lo. Scholes confiava cegamente em seus modelos estatísticos e, certa vez, disse ter chegado a um derivativo "à prova de bomba nuclear". Melhor dar o prêmio para a senhora Jones.
Fonte: Judith's Facebook

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Em nome de Deus

Islâmicos puniram com chicotadas 32 pessoas por participarem de uma dança tradicional no sul da Somália.
O grupo - formado por 25 mulheres e sete homens - ignorou várias advertências de que dançar em conjunto é proibido pelo islamismo. Os insurgentes lutam contra o débil governo de transição da Somália e seus aliados etíopes e já controlam boa parte das regiões central e sul do país. Na medida em que avançam, estão implementando a interpretação estrita da lei islâmica - sharia - sobre as populações locais. No mês passado, os islamistas apedrejaram uma menina de 13 anos até a morte, por suposto adultério, na cidade de Kismayo, no sul do país, porque ela se queixou de que havia sido estuprada. A morte provocou indignação internacional. Música e filmes foram banidos e execuções públicas tornaram-se freqüentes.
Com informações da BBC

sábado, 15 de novembro de 2008

Os números da desigualdade

É muito difçil imaginar que a humanidade está avançando. Encontrei em artigo na folha de hoje, números alarmantes que fazem refletir sobre o sinistro caráter da nossa espécie. Claro que existêm melhorias mas, são coisas pontuais como ciência e tecnologia. Essencialmente, mudamos pouco ou nada na forma egoística e predatória de viver. Apenas sofisticaram-se os métodos de acumulação e opressão. Vejam estes dados da coluna do Clovis Rossi:
"1 - A renda dos 1.125 bilionários do planeta (US$ 4,4 trilhões) supera a renda somada de metade da população adulta do planeta. Se se quiser comparar com o Brasil, 1.125 bilionários têm uma renda que é quatro vezes tudo o que 180 milhões de brasileiros produzem de bens e serviços.
2 - Segundo o Instituto para Estudos de Política, os executivos-chefes das 500 maiores corporações dos EUA ganharam em 2007, em média, US$ 10,5 milhões, 344 vezes o pagamento do trabalhador norte-americano típico.
Já os gerentes dos 50 fundos de hedge e de "private equity" receberam cada um US$ 588 milhões, mais do que 19 mil vezes o salário-tipo do norte-americano.
3 - Em agosto de 2008, a Exxon, a maior companhia do planeta, registrava lucros recordes à taxa de US$ 90 mil POR MINUTO. Os rendimentos do Wal-Mart batiam, em 2007, o produto nacional bruto da Grécia; os da Toyota superavam o da Venezuela. Não pense que o Brasil escapa, não. Por muito que o governo cultive a lenda da queda da desigualdade, o Ipea acaba de divulgar estudo mostrando que só em 2011 o rendimento do trabalho voltará a ter a participação na riqueza nacional que tinha em 1990 (45,4%).
Mesmo que volte, continuará atrás do capital, embora o número de capitalistas seja obviamente bem inferior ao de assalariados.
No governo Lula, aliás, a queda da participação do trabalho no bolo da riqueza nacional acentuou-se até 2004, só começando a se recuperar a partir de 2005.
Todos esses números dispensam opinião. Falam sozinhos."
Fonte FSP

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Os intestinos do Brasil.

Por Bob Fernandes
O general Jorge Félix, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), passou parte da manhã desta quinta-feira, 13, na Agência Brasileira de Inteligência, que é vinculada ao seu gabinete. No auditório da Abin, o general reuniu dirigentes e agentes para apaziguar os ânimos. Desatada no pós-operação Satiagraha, a crise espalhou-se e subiu de andar desde que a Polícia Federal apreendeu computadores da Agência e, neles, material classificado como "secreto".
Na mensagem, Jorge Félix elenca os motivos que tornam gravíssima a ação da PF no caso. Não pela ordem de importância: expõe ao ridículo o serviço secreto do governo brasileiro ante seus congêneres no mundo. ...(continua)

Brasil é 'exemplo para o mundo' no combate à pobreza, diz jornal dos EUA

O sucesso da Bolsa Família e de outras iniciativas brasileiras no combate à pobreza foi tema de uma longa reportagem publicada nesta quinta-feira, de uma série sobre o país feita esta semana pelo jornal americano The Christian Science Monitor.
Para saber mais clique aqui

Perguntam se acredito em Deus

Tenho recebido cartas anônimas bem escritas e articuladas que parecem originar de remetentes distintos, mas todas tem em comum -ainda que sob disfarces variados-, a prepotência típica daqueles que se julgam possuidores de passaportes para o céu. Este(s) anônimo(s) posam de bonzinhos, preocupados, interessados, benevolentes, mas são mesmo uns chatos. Lá pelas tantas depois de derramarem toda sua obtusidade -algo religiosa- travestida daquela intelligentsia de lanchonete, querem saber se acredito em Deus...
Bem, como tornou-se uma pergunta freqüente -e bizarra- de anônimos e outros nem tanto, lembrei de que uns anos atrás escrevi uma resposta a esta pergunta para uma antiga namorada que me escrevera falando de assuntos variados, mas sempre recorrendo ao altíssimo para corroborar os altos e baixos da vida durante os muitos anos que ficamos sem saber um do outro. No último parágrafo ela arrematou com a inescapável, inócua e bizarra indagação. Pois bem encontrei a tal resposta que ainda está mais ou menos atual e serve muito bem para satisfazer a curiosidade dos espíritos temerosos que volta e meia querem saber o que penso sobre as coisas intangíveis. Logo eu que não entendo nada nem das triviais. Então para saber se eu acredito em Deus (risos!), clique aqui

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Parcerias de Tarantino em Inglourious Bastards

Quentin Tarantino é conhecido pelo cuidado especial com a trilha sonora de seus filmes. Com "Inglourious Bastards", épico sobre a II Guerra Mundial com Brad Pitt, Samuel L. Jackson e Mike Meyers, não seria diferente. Como responsável pela música, Tarantino convocou nada mais nada menos que Ennio Morricone.
O Genial compositor de 80 anos, ganhador do Oscar honorário de 2007, já trabalhou em grandes obras do cinema, como "Era uma vez no Oeste" e "Os Intocáveis". De acordo com o diretor, Morricone irá compor as canções das cenas de espionagem e das seqüências com os nazistas.
Fonte:Yahoo Notícias

Olhar 43

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Dr. Hugo Ayaviri Amurrio


Morreu ontem aos 79 anos, em jataí o Dr. Hugo como era conhecido. Médico e escritor pode-se dizer que era "Agitador cultural" na pacata Jataí-Go. Homem generoso perseguia a felicidade em todas as possibilidades. Muitas vezes incompreendido (naquela jataí ainda mais provinciana de 30 anos atrás), mas não por mim que nutria secreta e sincera admiração. Fiquei muito triste hoje em saber, pois, não o via há uns quinze anos e sempre tivera em mente dizer-lhe o quanto foi importante e decisivo na minha adolescência. Deixei o tempo passar e agora não há como dizer-lhe. E engraçado pensar em como se pode ser tão representativo e querido sem o saber. Eu poderia enumerar dezenas de situações da minha vida particular em que ele foi importante, mas isso não vem ao caso agora. Pai da Alexandra e Adriana igualmente queridas e que desejo, encontrem suficiente bálsamo para esse momento. Sinto muito imensamente e fica a lição de não adiar o que precisa ser dito. A ele minha homenagem tardia e a todos os seus familiares minhas sinceras condolências. Médico dos pobres e esquecidos será por mim sempre lembrado pelo desapego a coisas materiais, pela generosidade e imenso amor à música e a alegria.
El condor pasa

Profecia

Não nos esqueçamos nunca da fala do Dantas, grampeada e divulgada para todo o Brasil; "Minha preocupação é com a primeira instância. Com STJ e o STF, não há problemas!"
Comentario: Não é à-toa que Daniel Dantas e tido como geniozinho. Sabe tudo de Brasil. É o Cara !

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Hotel Cambridge, o santo daime a cor do céu e as mulheres com mais de trinta.

Sábado numa festa no hotel Cambridge encontrei amigos que não via há muito. Após périplos pelo labirinto de salas, sofás, mezaninos, palcos com seus Dj’s e agrupamentos diversos em variados estados oníricos e, já embriagado de uma infinidade de lindas mulheres com mais de trinta, parei em uma mesa para descansar e eis que se aproximou uma guria simpática dessas que já chegam conversando como se já te conhecesse há uns 20 anos, (qualidade que admiro) e após alguns minutos, disse que eu era o típico sujeito que deveria ir numa reunião do Santo do Daime tomar o chá da Ayahuasca porque tinha tudo a ver bla,bla,bla... Eu disse que de fato gostaria muito mas não tenho saco para a parte xamânica religioso-mística dessas reuniões e brinquei dizendo que estava aguardando o lançamento do chá nessas embalagens “to go” (para viagem). Então ela entre risos, me disse que participava de um grupo onde ao invés das cantorias para nossa senhora e assemelhados, enfatizavam a busca do conhecimento, etc, durante as reuniões cuja finalidade lúdico-espiritual pelo que entendi, seria alargar as fronteiras da percepção e conhecimento acerca de tudo que existe. Entusiasmado, com a alternativa perguntei aleatório e jocoso se sabia por que o céu era azul e veio longa explicação algo esotérica com pitadas de pseudociência naquela linha que mistura astrologia, zen-budismo, Paulo coelho e rudimentos (e bota rudimentos nisso) de física. Hoje lembrando o episódio fui buscar nas minhas anotações a resposta que eu fiquei com preguiça de tentar lembrar naquela hora extra-etílica sensual como há tempos não vivenciava.
É improvável que ela vá ler isto aqui, porém, talvez interesse a outrem; Segundo as anotações o céu é Azul por causa de, um “fenômeno físico que ocorre na atmosfera, denominado de espalhamento de Rayleigh. Como se sabe, a radiação solar que aquece a Terra é uma luz extremamente brilhosa e branca, porém composta por várias outras tonalidades de cor, cada qual com um comprimento de onda específico. O que ocorre é que quando a luz penetra na atmosfera ela atinge os átomos de nitrogênio e oxigênio, bem como as outras partículas que compõem o ar, dando origem ao fenômeno do espalhamento. A luz é uma onda que possui vários comprimentos e no espalhamento, quando a luz solar é espalhada em várias direções e com várias tonalidades de cor, cada uma com um comprimento de onda específico, a onda que possui o comprimento da cor azul é bem mais definida e eficiente do que as outras. Por esse motivo é que vemos o Sol como um disco brilhante e o restante do céu todo azul, justamente devido ao efeito que a luz provoca sobre os átomos que compõem o ar, a qual faz com que a luz seja espalhada em vários comprimentos de onda, dos quais somente percebemos a cor azul.” (Esta e outras curiosidades constam no magnífico livro “A dança do universo”)

Brasileirão

Torci por um empate entre Grêmio e Palmeiras e vitória da lusa ontem, mas ver o Luxemburgo perder, não tem preço apesar de o time contar com o excelente goleiro Marcos sobre o qual achei esta crônica, a respeito da exemplar atuação de ontem no parque Antarctica diante da inépcia do time sem Cleber.

São Marcos

Por Kadj Oman

Em 1999 e 2000, por duas vezes, o goleiro do Palmeiras deixou todos os corinthianos nervosos, tristes, decepcionados, putos.
Seu nome ainda era Marcos. Só Marcos.
Virou São Marcos.
E hoje, 8 anos depois, o mesmo goleiro deixou este corinthiano com lágrimas nos olhos.
Pelo que fez a partir dos 30 minutos do segundo tempo do jogo em que seu time ia sendo derrotado pelo Grêmio por 1 x 0 dentro de casa, jogo que valia a vida no campeonato, a luta pelo título.
Ao correr pra área adversária, primeiro numa falta, depois num escanteio, depois com a bola rolando, São Marcos não desrespeitou apenas as ordens de Luxemburgo.
Muito mais do que isso.
Ele foi contra o disciplinamento excessivo.
Contra o controle sem sentido.
Contra o jogar sem emoções.
São Marcos derrubou a barreira entre jogador e torcedor. Fez o que todos os 28 mil na arquibancada queriam ter feito.
Escutou seu coração, lembrou o ditado, o colocou na ponta das chuteiras, e disse: “isso é a minha vida, eu decido o que fazer com ela”.
Como disse um amigo, lembrou Garrincha.
E Pelé.
E Maradona.
Foi, simplesmente, genial.
A derrota de ontem deveria ser para o palmeirense talvez uma das mais orgulhosas dos últimos tempos.
Porque, pra além do que ela significou em termos de campeonato, está seu significado pro imaginário, pra memória, pro coração do alviverde.
Que ficou sabendo, mais do que nunca, que ali, embaixo das suas traves, no comando da defesa que ninguém passa, está também uma parte da torcida.
Que canta e vibra.
Pelo alviverde inteiro.
Que sabe - e como sabe - ser brasileiro.
Marcos, sei que provavelmente você nunca vai ler isto.
Mesmo assim, precisava agradecê-lo por me dar a certeza de que você, com esse caráter incrível, não defendeu aquele pênalti em 2000.
Foi o Marcelinho que o perdeu.
Abraços.

sábado, 8 de novembro de 2008

O Goleiro Albert Camus

Por Roberto Vieira

Há 95 anos nascia Albert Camus.
E o que o futebol tem a ver com isso?
Tudo.
Nunca houve um escritor como Albert Camus.
Porque nunca houve um Nobel de literatura com um passado de goleiro. (Embora o ex-goleiro vascaíno Valdir Appel bata um bolão com as palavras)
O menino pobre, de infância difícil nas ruas de Argel, encontrou no futebol alegria.
Até que a tuberculose encerrou seus sonhos de boleiro aos 17 anos.
Quando o mundo assistia a primeira Copa no Uruguai.
Afastado do gol do Racing de Argel, Camus refugiou-se nos livros.
Nas palavras. Na dramaturgia.
E, durante um bom tempo, na política.
Um goleiro é uma criatura estranha no campo de futebol.
Único jogador que pode agarrar a bola com as mãos.
Um estrangeiro.
Pois assim era Camus na Argélia. Um francês nascido na África.
Um 'pied noir'.
Um 'homem de fronteira', na definição de Mário Vargas Llosa.
Com as mesmas contradições de um Zinedine Zidane.
Zidane que é um argelino nascido na França.
Ao visitar o Brasil no final dos anos 40, Camus admirou-se com as casas caiadas e telhados vermelhos do bairro de São José em Recife.
Observou o contraste entre a floresta continental e o concreto de São Paulo.
Mas, velho apaixonado, seu primeiro pedido foi assistir um jogo de futebol.
Fascinado pelo amor do povo pelas quatro linhas do gramado.
Amor que ainda carregava em seu coração.
Anos depois, um jornalista perguntou irônico a Camus sobre a importancia do futebol em sua vida.
Futebol considerado mera curiosidade na biografia do escritor.
Albert Camus respondeu. Subitamente sério. Saudade no olhar:
"O que eu sei sobre a moral e as obrigações de um homem devo ao tempo em que joguei futebol..."
Há 95 anos nascia Albert Camus.
E o que o futebol tem a ver com isso?
Tudo.

Consultor de Obama fala sobre o caos no trânsito de São Paulo

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Pré-sal tem no mínimo 50 bilhões de barris de petróleo e gás

A Agência Nacional de Petróleo divulgou que as reservas dos blocos já leiloados na área do pré-sal tem no mínimo 50 bilhões de barris de petróleo e gás, podendo chegar a 80 bilhões.
O diretor geral da ANP, Haroldo Lima, disse no Rio que a agência fez o cálculo baseado na exploração do campo de Marlin, localizado na Bacia de Campos. De acordo com Lima, foram mapeados 500 possíveis campos no pré-sal.
O diretor informou ainda que foram leiloados 42% dos blocos incluídos na área da camada pré-sal. Somada a área restante, Lima disse que as reservas podem ultrapassar os 100 bilhões de barris.
Para o diretor geral da ANP, a confirmação das novas reservas do pré-sal pode significar o mapa do petróleo no mundo.
Haroldo Lima não fez estimativas precisas sobre os investimentos necessários, citando apenas perspectivas do mercado que apontam para uma necessidade de aplicar US$ 400 bilhões nos próximos dez anos. O diretor minimizou ainda um possível prejuízo na exploração do pré-sal diante das quedas do preço do petróleo.
Com informações da Agência Estado

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Que país e esse !?

Clique na imagem para ampliar
Alguém ja ouviu falar de alguma investigação policial que tenha desaguado na libertação do acusado, pelo STF em julgamento (a jato) de habeas corpus em menos de 24 horas e com posterior orquestrada campanha de perseguição, descrédito e execração pública dos policiais e juizes??? Pois é o que acontece quando o(s) acusado(s) é (são) poderoso(s), conforme noticiado na Folha de São Paulo de hoje.
A pergunta essencial é: Como seria -a justiça- se fosse com você ou um cidadão comum, um anônimo, pobre etc ? Para saber a resposta clique aqui.


FSP:"PF faz busca e apreensão nas casas de Protógenes; Procuradoria se opôs
A Polícia Federal cumpriu ontem mandados judiciais de busca e apreensão no apartamento do delegado Protógenes Queiroz, alugado em Brasília, no quarto de hotel que costuma ocupar em São Paulo e no apartamento de seu filho, no Rio, informa nesta quinta-feira reportagem publicada pela Folha. Segundo a reportagem, as buscas também tiveram como alvo casas de outros policiais federais que atuaram na Operação Satiagraha. Em julho, a operação levou à prisão o banqueiro Daniel Dantas e outros executivos do banco Opportunity, além do investidor Naji Nahas e do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Os policiais levaram um notebook, o telefone celular e um rádio usados por Protógenes, e o quarto do hotel foi revirado pelos policiais, que disseram buscar evidências de vazamento da Satiagraha. Em nota oficial divulgada ontem, a PF afirma que cumpriu "em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de São Paulo no interesse das investigações sobre o vazamento de dados sigilosos da Operação Satiagraha".Segundo a PF, a investigação sobre vazamentos é presidida "por autoridades da corregedoria geral" da PF, ligada à direção geral do órgão, em Brasília.

Procuradoria

Outra reportagem publicada hoje pela Folha (a íntegra está disponível apenas para assinantes do jornal ) informa que o Ministério Público Federal de São Paulo discordou da Polícia Federal e refutou todos os pedidos de busca e apreensão contra agentes federais que atuaram na Satiagraha. Segundo a reportagem, para tentar encontrar indícios de eventual vazamento, a PF pediu ao juiz Ali Mazloum, da 7ª Vara Federal, a busca e apreensão em diferentes endereços do delegado Protógenes, que encabeçou a operação até ser afastado pela chefia da PF, e de policiais ligados a ele. O procurador da República Roberto Dassié se manifestou de forma contrária aos pedidos da PF --além do vazamento de informações, o procurador investiga o motivo que levou a cúpula da PF a afastar Protógenes".

O grampo que não grampeou


Segundo o Jornalista
Luiz nassif, "Hoje completa 90 dias do aparecimento de uma provável fraude, talvez a maior já produzida pela moderna imprensa brasileira: o suposto grampo que Veja garante ter sido feito pela ABIN em uma conversa entre um Ministro do Supremo e um Senador da República.

90 dias depois, nenhuma das acusações da revista se confirmou. Nem que foi a ABIN, nem ao menos que a ABIN possuía maletas que permitissem grampo - aliás, a revista foi tão inconsequente que nem contava que a ABIN não dispunha de uma ferramenta óbvia para uma agência de inteligência.

Nesses 90 dias, a nação testemunhou a encenação escancarada de uma farsa, da qual participaram deputados, senadores, autoridades federais, autoridades do Judiciário e a mídia. A revista falava em uma verdadeira indústria de grampos, mencionava dezenas de pessoas supostamente grampeadas. Não conseguiu comprovar nem ao menos que o grampo mencionado na reportagem era real.

Futuramente, a história do jornalismo considerará esse episódio como sendo da mesma dimensão das Cartas Brandi e do Plano Cohen.

Por Jorge Furtado

Uma obra prima este trecho do depoimento do ministro Nelson Jobim à CPI dos Grampos, um perfeito exemplar de falácia argumentativa. Cada República tem o Platão que merece.

O SR. NELSON JOBIM – Veja, deputado, há um dado importante: tanto o Ministro Gilmar Mendes quanto o senador Demóstenes confirmam o diálogo.

O DEPUTADO LAERTE BESSA – Confirmam.

O SR. NELSON JOBIM – Logo, o diálogo houve. Se o diálogo houve, e confirmado pelos próprios integrantes, houve a gravação. E, se houve a gravação, a gravação foi ilícita.

O DEPUTADO LAERTE BESSA – Foi ilícita.

O SR. NELSON JOBIM – Então, não há que se discutir mais ter havido isso
.

Não é uma maravilha? Não há que se discutir.

É tudo falso, claro. Eles podem estar mentindo. Um deles. Ou os dois. Se mentiam, um dos mentirosos pode ter anotado a conversa enquanto falava. É possível que não haja gravação nenhum, portanto. Se um dos mentirosos - se mentiram - estivesse gravando sua própria conversa, a gravação não é ilícita, qualquer um pode gravar suas próprias conversas telefônicas e nem precisa dizer ao interlocutor que está fazendo isso. É uma sacanagem, talvez, mas não é crime. Pode não haver, portanto, ilicitude alguma na gravação, se é que houve a gravação. E se houve a gravação (que não se ouve), quem gravou? Quem perdeu com o episódio? E quem ganhou?

Notas taquigráficas completas do depoimento de Nelson Jobim em: clique aqui.

blog do Nassif

David Brooks no New york Times de 04/11/2008


Encontro com a escassez


Geração que chega ao poder enfrentará um problema para o qual não está preparada

DAVID BROOKS

Este dia representa o fim de uma era. Economicamente, marca o final do longo boom iniciado em 1983. Politicamente, provavelmente marca o final do domínio conservador iniciado em 1980. Geracionalmente, marca o final da supremacia da geração baby boom, iniciada em 1968. Nos últimos 16 anos, membros da geração baby boom (os norte-americanos nascidos entre 1946 e 1960) ocuparam a Casa Branca.
Quando os historiadores analisarem a era que está se encerrando agora, verão um período de realizações privadas e de decepção pública.
Nas duas últimas décadas, os EUA se tornaram um lugar muito mais interessante. Empresas como Starbucks, Apple, Crate & Barrel, Microsoft e muitas outras iluminaram as vidas cotidianas. Cidadãos privados, sobretudo os jovens, repararam os danos no tecido social, se dedicaram ao serviço comunitário e promoveram uma redução no número de viciados em drogas e de gestações na adolescência.
Mas, ao mesmo tempo, a esfera pública não floresceu.
A despeito de décadas de prosperidade, questões já antigas como a saúde, a educação, a política energética e os benefícios sociais não foram conduzidas devidamente. A geração baby boom, que iniciou sua vida adulta prometendo ativismo permanente, provou ser uma geração sem distinção política alguma.
Produziu dois presidentes, nenhum dos quais confirmou o potencial que parecia apresentar. E seus integrantes se mantiveram aferrados à guerra cultural que consome a geração deles. Estão transmitindo o manto da supremacia política depois de desperdiçar uma série de oportunidades.
A frustração parece vir crescendo mês a mês. Os americanos estão ansiosos sobre suas vidas privadas, e seus líderes lhes são absolutamente repulsivos. Por isso, mudança é necessária.
Os republicanos escolheram como candidato um velho guerreiro cujo histórico envolve tomar decisões difíceis e absorver as conseqüências adversas que elas podem causar. Muitos de nós o consideram como um dos heróis de nossa era. Mas a demanda do público por mudança é total.
Barack Obama é uma criança dos anos 60. Para as pessoas da geração de Obama, os grandes tumultos do país já haviam passado quando eles chegaram à idade adulta. A geração deles tem por ordem a consolidação e um novo tradicionalismo -uma geração adepta de filtro solar e de capacetes para andar de bicicleta, e cuja principal preocupação é criar bem os filhos.
Obama é membro não só dessa geração ponderada como de seu segmento mais educado. Seu grupo social, formado por pessoas prósperas nascidas depois do baby boom, o vem apoiando com fervor inabalável. A classe privilegiada e de nível elevado de educação nas universidades, na mídia, na medicina e nos centros financeiros bancou sua campanha de US$ 600 milhões (que dependeu ainda mais que a de George W. Bush em 2004 de doações em montante elevado). Esse grupo em breve se tornará a classe governante. E a ironia é que terão de enfrentar o problema para o qual estão menos preparados: o da escassez.
Criados em ambientes prósperos, favorecidos pela genética, esses jovens líderes da meritocracia terão de governar em um período em que a procura pela riqueza do país supera a oferta. Terão de arcar com o fardo cada vez mais pesado de uma sociedade envelhecida, custos de saúde em alta e preços elevados para a energia. Terão de cobrir o US$ 1 trilhão ou mais que o governo gastará para evitar uma recessão profunda. Enfrentarão dificuldades para manter suas promessas de cortar impostos, criar uma revolução na energia, aprovar um dispendioso programa para a saúde, e tudo mais.
Nos próximos anos, a riqueza do país estará estagnada ou em queda. A contração fiscal se tornará mais severa.
Haverá disputas mais ferrenhas por recursos escassos, divisões mais gritantes entre facções. O desafio do próximo presidente será atenuar a dor da recessão atual e ao mesmo tempo construir uma sólida fundação fiscal para que o país possa voltar a prosperar em algum momento futuro.
Em outras palavras, provavelmente estamos ingressando em um período no qual os jovens e inteligentes liberais terão de encarar uma escassez inamovível, para a qual não têm planos.
Na era da transição, caberá aos filhos arcar com o fardo deixado por seus pais.
Para ler o artigo original no NYT, clique aqui
Tradução de Paulo Migliacci